RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

'Brisados, bebendo e fumando', diz letra de artista contratado pela secretaria de Cultura

Com letras de forte apelo sexual, objetificação da mulher e apologia ao fumo, MC se apresentará no carnaval de rua em Paranaíba

Por Leonardo Guimarães
04/02/2019 • 13h58
Compartilhar

A menos de 30 dias do início, alguns internautas tem usado as redes sociais para questionar a realização do carnaval de rua (Carnaíba 2019) em Paranaíba (MS). Além de analisar a suposta “parceria” público-privado anunciada pelo prefeito Ronaldo “Miziara” (PSDB), questionando o motivo de as autoridades políticas não terem o mesmo empenho em pedir ajuda dos empresários e comerciantes do município para solucionar problemas de infraestrutura, saneamento básico, educação e saúde por exemplo, parte da população faz objeção a algumas atrações anunciadas pela prefeitura do município, responsável pela organização do evento, através da secretaria de Cultura.

Em uma postagem na página oficial do evento, anunciando a apresentação de um funkeiro da zona Leste de São Paulo (MC Hollywood), pessoas questionaram o gosto musical da organização. “Prefiro passar o carnaval em casa. Como nosso carnaval se rebaixou. Ver nossos filhos se esfregando no chão e nos colegas não é normal”, escreveu Fernanda Santos Duarte, se referindo às letras cantadas pelo artista que vão de “Me dá uma chance novinha, rapidamente ela treme o bumbum, chama a novinha para a fluxo”, “Só eu e ela, os dois ‘brisados’, fumando e bebendo”, a “Ela bebe todas, fica louca, empina a bunda”.

“Nunca nem vi”, escreveu Weslei Cirilo. Já Cláudia Queiroz publicou um emoji (figuras usadas em mensagens eletrônicas) de fezes, se referindo ao artista contrato para se apresentar no Centro de Eventos Carnaíba. Na mesma linha de publicação, Maurício Vanmael escreveu “Que b*sta”, em desaprovação ao show. O termo "brisados", usado pelo artísta na música "Bebendo e Fumando", é normalmente utilizado para se referir a pessoas que fazem uso de maconha.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2017 uma atração contratada para se apresentar no mesmo evento também gerou polêmica. MC João, intérprete de "Baile de Favela", música com diversos palavrões e narrativas sexuais explícitas, subiu ao palco por volta das 21h e, logo na abertura do evento, perguntou "quantas novinhas voltariam para casa com o órgão sexual ardendo", usando um palavrão para se referir ao órgão sexual feminino. Na época, pessoas que não estavam na festa, mas estavam com seus familiares e filhos nos estabelecimentos comerciais - restaurantes e pizzarias - próximos ao Centro de Eventos Carnaíba, aberto, localizado na avenida Major Francisco Faustino Dias, se revoltaram com a apresentação. Alguns se retiraram do local ao notarem que todas as músicas cantadas pelo artista, entre falas com palavrões, faziam menção explicita a sexo.

O município de Paranaíba está judicialmente proibido de empenhar qualquer tipo de verba pública em publicidade e eventos. Na sentença, proferida pelo juiz da 2° Vara Cível, Plácido de Souza Neto, o magistrado afirma que a medida restritiva foi tomada somente depois de reiterados descumprimentos de acordos fechados entra a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual, sobre a regularização da situação do descarte de lixo na cidade. Na decisão, mantida pelo Tribunal de Justiça, são determinadas uma série de medidas, entre elas a construção de um aterro sanitário e obtenção de licença ambiental, medidas que não foram cumpridas pelo poder Executivo do município. Em relação ao assunto e sobre a decisão da realização do Carnaíba 2019, Ronaldo “Miziara” José Severino de Lima (PSDB), prefeito do município, afirmou estar dentro da legalidade ao realizar o evento com verbas doadas por empresários.

De acordo com Miziara, a festa será realizada em parceria com empresários, sem custos aos cofres públicos. “Nós revolvemos convocar os parceiros de Paranaíba para fazermos o carnaval com os recursos de doações do comércio de Paranaíba.”, afirmou.

Recentemente o prefeito de Paranaíba escreveu em sua conta no Facebook que está “batalhando - e muito - para que o nosso carnaval aconteça”. Segundo o prefeito, ele está buscando todo tipo de parceria com a iniciativa privada para que o Carnaíba 2019 seja realizado. Em resposta ao texto sobre o empenho da prefeitura em se unir a empresários em prol da folia, um internauta fomentou a hipótese de o poder Executivo também trabalhar - e muito - para buscar parceria no sentido de resolver problemas do município.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba