Definir Paranaíba como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8363
Loteamento OT
COMEMORAÇÃO

Paranaíba completa 160 anos nesta terça-feira

Fundada em 1838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai

3 JUL 2017 - 10h:53Por Talita Matsushita

Com uma agenda de comemorações enxuta, Paranaíba celebra, nesta terça-feira (4), 160 anos de emancipação político-administrativa. O dia inicia com alvorada, “Missa em Ação de Graças” pelo aniversário da cidade e apresentação cívica, no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, com a participação da população.

História

Paranaíba tem atualmente 42 mil habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizado na divisa de Mato Grosso do Sul com o estado de Minas Gerais, o município possui grande quantidade de fazendas de gado de corte e de leite, setor industrial em expansão e em desenvolvimento.

Fundada em 1.838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai, pois foi rota de apoio logístico para a fuga dos civis envolvidos no conflito.

O território foi primitivamente povoado pelos índios Caiapós, tornando-se conhecido das primeiras bandeiras Paulistas no início de 1.700, e permanecendo sob a liderança do bandeirante Antônio Pires de Campos, o célebre "Pai Pirá", entre os anos de 1739 e 1755, que vinham para o sertão capturar escravos índios.

Em 1.830, o primeiro colonizador, José Garcia Leal era de Minas Gerais e trouxe a família para povoar o município.  Em 1836, com os esforços dos Garcias e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury, pároco da Freguesia, foi construído no povoado, a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora de Sant' Ana, padroeira da cidade.

Comemoração

As atividades em comemoração ao aniversário da cidade iniciaram no sábado, 1º de julho, com a 55ª Expopar e 15ª Expoleite. No domingo (2) houve  cavalgada,  exposição de carros antigos, show com novos talentos e artistas regionais. A cavalgada saiu do trevo da Avenida Três lagoas, com passagem pelas ruas centrais da cidade, e o encerramento na Praça do Iacal, no bairro de Lourdes.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651