RÁDIOS
Paranaíba, 17 de abril

Paranaíba e Inocência refazem trilha de Visconde de Taunay com cavalgada

A cavalgada “Caminhos de Taunay”- 150 anos será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro

Por Talita Matsushita
31/08/2017 • 09h14
Compartilhar

Para resgatar parte da história, um grupo de pessoas de Paranaíba (MS) e Inocência (MS) decidiu homenagear o escritor da obra literária Inocência com uma cavalgada por trechos e locais provavelmente trilhados pelo então militar. Quando o engenheiro militar Alfredo D'Escragnolle Taunay participou da Guerra do Paraguai (1860- 1874), percorreu solo mato-grossense, acompanhando o movimento da tropa brasileira. E0le escreveu o livro “Retirada da Laguna” que registra um dos momentos mais marcantes do maior conflito bélico da América do Sul. Na época, o nobre militar concluiu ainda, o romance “Inocência” baseado em suas andanças pelo território mato-grossense durante o Brasil Império.

Nos últimos meses os gestores das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, de Educação, Cultura e Esportes e de Agricultura e Pecuária de Paranaíba e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Inocência estão discutindo a parceria para o evento que conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura.  

A cavalgada “Caminhos de Taunay”- 150 anos" será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17  de setembro, com saída marcada às 6h da manhã na chácara da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Em torno de 100 cavaleiros de vários municípios e também dos Estados,  já confirmaram a participação e   deverão cumprir um roteiro planejado, com pouso, café da manhã, almoço e jantar em fazendas da região.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 14, (quinta-feira) primeiro dia da cavalgada, os cavaleiros deverão iniciar o percurso, após café da manhã, às 5h na chácara da OAB, em Paranaíba, seguindo em direção à fazenda de Totti Machado, onde será servido almoço para comitiva. 

O jantar e pouso do primeiro dia estão previstos para o distrito do Alto Santana, onde uma escola será adaptada para receber os cavaleiros, com redário e uma programação cultural. No dia 15 (sexta-feira), o café da manha será na escola do Alto Santana. A comitiva segue para almoço na fazenda Tonzinho e a tarde prossegue em direção da fazenda de propriedade de Lenito Faustino, na região do Espicha Couro, ainda em território de Paranaíba, para jantar, pouso e café da manhã. 

No dia 16 (sábado), a comitiva continua com  almoço na fazenda Campeira e jantar na fazenda Santa Emilia, na região do Quitéria 17 (domingo), chegada festiva em Inocência com almoço no Recinto da Cofapi. De acordo com um dos organizadores da Cavalgada, Milton Carabina, a ideia é resgatar ao máximo a tradição das comitivas com as traias originais. (Com informações da assessoria)

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba