RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

Paranaíba e região participam da Pesquisa Nacional de Saúde

Na região serão seis municípios que responderão a PNS, num total de 135 domicíli

Por Talita Matsushita
28/08/2019 • 13h51
Compartilhar

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deu início nesta semana a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). Ao todo, 1.200 entrevistadores visitarão 108,5 mil domicílios de 2.167 municípios de todo o país. Paranaíba será uma das cidades onde a PNS será feita.

Renata Cruz, chefe da agência de Paranaíba explicou que o objetivo é retratar a situação da saúde do país, além de levantar indicadores para o acompanhamento de políticas públicas para avaliação de programas existentes e implantação de novos.

Na região serão seis municípios que responderão a PNS, num total de 135 domicílios visitados, em Paranaíba serão 15. “A coleta desta pesquisa ocorre em domicílios selecionados, com aplicação de um questionários detalhados e completo com as condições de saúde da população e seus hábitos”, explicou Cruz.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela destaca que a PNS é importante para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde e serve tanto para verificar tanto se o SUS (Serviço Único de Saúde) está chegando à população, se está atendendo as necessidades e também para o planejamento de ações para os próximos anos.

“Muitas pessoas podem nem perceber, mas políticas públicas de extrema relevância, como vacinação, vigilância sanitária, transfusão de sangue, medula óssea, transplante de órgãos, e o soro contra picada de cobra e escorpiões, são todas ações exclusivas do SUS e para isso é preciso conhecer a realidade das condições de saúde da população”, destacou.

O agente de coleta do IBGE, conforme Renata, sempre vai estar identificado com crachá que contém o nome e deve ser apresentado junto com documento de identificação, além disso existe um número de telefone onde pode ser verificada a identificação deste agente de pesquisa. O número da agência em Paranaíba é 3669 2097.

O resultado da pesquisa será divulgado em 2021.

É o segundo levantamento da PNS, feita pela primeira vez em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde. Nos anos de 1998, 2003 e 2008, o IBGE incluiu um suplemento de saúde na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). A expectativa é que a PNS seja feita a cada cinco anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba