Rádios On-line
PARANAÍBA

Paranaíba imuniza 58% do público-alvo em vacinação da gripe

A faixa que menos teve procura foi a de crianças, que até o momento teve uma procura de 43%

29 MAI 2017 - 10h:08Por Talita Matsushita

Em todo País a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. A previsão inicial do Ministério da Saúde era de que a imunização fosse encerrada na última sexta-feira (26). A prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde). Até o momento, foram imunizados 63,6% de um total de 54,2 milhões de pessoas. Em Paranaíba apenas 58,9% do público-alvo foram vacinados.

“A prorrogação não é muito boa, pois significa que não conseguimos atingir a meta de no mínimo 90%”, afirmou Vânia Zangrosi, enfermeira responsável pela imunização em Paranaíba. Ela explicou que tem sido pouco a procura e isso preocupa os profissionais da saúde, visto que, as pessoas que foram imunizadas no ano passado ainda estão protegidas pela vacina do ano de 2016, mas no próximo ano pode haver um surto da doença.

“A faixa que menos teve procura foi a de crianças, que está bem baixo ainda, atingimos 43%, menos da metade, e faço um apelo para os pais levarem estas crianças, pois elas não vão sozinhas. Sabemos que é um período crítico, por que o tempo está instável, muitas crianças gripadas, mas se tiver só com o nariz escorrendo não tem problema, só não vacinamos se estiver com febre”, explicou.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a 5 anos, idosos a partir de 60, trabalhadores da área da saúde, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional. 

Deixe seu Comentário