RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

Paranaíba receberá doses de cloroquina para tratar covid-19

O medicamente deverá ser usado nos casos mais graves de Covid-19

Por Da redação
07/04/2020 • 13h57
Compartilhar

Paranaíba deve receber nos próximos dias os comprimidos de cloroquina enviados pelo Ministério da Saúde ao Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde. O medicamente deverá ser usado nos casos mais graves de Covid-19.

Um ofício foi entregue pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, apontando ainda as unidades hospitalares que devem receber o medicamento. Ao todo, cinco mil medicamentos serão distribuídos. “De forma equilibrada e transparente fizemos a divisão do medicamento por número de habitantes de cada cidade”, explica o titular da pasta.

A iniciativa do Ministério da Saúde toma como base estudos promissores com o medicamento, mas ressalta que ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia para casos de coronavírus. O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os municípios que também irão receber o medicamento são: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

A cloroquina e hidroxicloroquina irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

Sobre o uso do medicamento, é importante enfatizar que duas unidades hospitalares em Mato Grosso do Sul realizam ensaios clínicos: o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e o Hospital Universitário, para assim criar uma base de dados mais consistentes sobre a substância. “É preciso total cautela, considerando que a eficácia do medicamento ainda não está comprovada cientificamente”, afirma o infectologista Júlio Croda, coordenador de especialistas da Fiocruz/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Com informações da Assessoria)

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba