Rádios On-line
ALERTA

Paranaíba registra 355 picadas de escorpião em dez meses

Em média o município registrou 0,95 caso por dia no ano passado e 29 em cada mês

22 OUT 2020 - 14h:37Por Talita Matsushita

Com 348 casos de picadas de escorpião em 2019, Paranaíba registra em 2020 números que preocupam. Neste ano já são 355 notificações de atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Paranaíba. Os números podem ser maiores devido ao fato de algumas pessoas serem picadas e não procurarem ajuda médica.

Em média o município registrou 0,95 caso por dia no ano passado e 29 em cada mês, já neste ano o número é de 1,19 casos por dia e 35,5 por mês, até outubro. Os números são gerais, ou seja, não há separação por faixa etária, por exemplo. Mas no caso das crianças e idosos o acidente pode ser fatal. 

Conforme a Vigilância Epidemiológica, é preciso estar atento ainda ao local da picada, pois quanto mais perto do coração, mais rápido é o efeito do veneno e consequentemente a morte.

O verão é a estação mais quente do ano e por isso é preciso atenção aos cuidados com a casa para evitar acidentes com o escorpião. Os escorpiões habitam preferencialmente locais úmidos e quentes. O aumento do calor contribui para o crescimento do número de baratas, e, consequentemente, o de escorpiões, que são seus principais predadores.

“Está tendo muitos casos e ainda vai ter mais, por que estamos no período de chuva, e o escorpião procura local seco para ficar, e ainda tem outra situação que em alguns lotes vagos tem sido usados como ponto de descarte de lixo então isso atrai barata, que atrai o escorpião”, pontuou Carla Patricia Eugênio, coordenadora da Vigilância Epidemiolígica.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13