RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Paranaíba vai sediar 4ª Feira Pró-Genética no Sindicato Rural

Por Da redação
13/10/2017 • 09h55
Compartilhar

No próximo dia 20 será realizada a 4ª Feira de Touros Pró-Genética no Sindicato Rural de Paranaíba (MS). A Feira é uma realização da  ABCZ em parceria com o Sindicato Rural, Agraer e Secretaria de Produção do Estado de Mato Grosso do Sul, e terá início as 8h terminando às 17h no  Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Segundo o secretário do Sindicato Rural, Fábio Macedo organizador do evento, será realizado um levantamento prévio para captar o número de touros que os produtores gostariam de obter. 

O Pró-Genética é uma oportunidade para os produtores que têm interesse em adquirir touros das raças zebuínas com crédito facilitado, orientação técnica e possibilidade de negociar diretamente com os criadores. Os vendedores e compradores não pagarão comissão, a negociação é feita diretamente entre os interessados. As raças participantes serão: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá, Guzerá Leiteiro, Gir, Gir Leiteiro, Indubrasil, Sindi, Tabapuã e Girolando (3/4, 5/8 e P.S.).

Estarão aptos a participar da feira os animais entre 18 e 42 meses com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. Nas raças leiteiras ainda é necessário ter uma avó materna com lactação comprovada. Os touros apartados para a feira do Pró-Genética serão vistoriados pelos técnicos da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sindicato está tentando pleitear junto ao Banco do Brasil e ao Sicredi linhas de financiamento para aqueles que tem interesse em adquirir os touros e fazer financiamento. Fábio explicou que a feira vem obtendo muito sucesso, desta forma o objetivo maior é tentar atender tanto o vendedor quanto o comprador.

Os compradores interessados em participar da feira podem procurar fazer o cadastro nos seguintes locais: Sindicato Rural, Leilosin, Capim, Coopar, Camda, Veterinária Boi Gordo, Zebú Leilões e Agraer, onde estarão à sua disposição uma lista de demanda. Este comprador vai especificar o que ele tem interesse em comprar e a quantidade. Isso não significa um compromisso de compra, é só para que os organizadores possam saber e procurar os vendedores de tais animais.  A ABCZ será comunicada da intenção dos compradores e avisará os proprietários de animais a participarem da feira. 

A feira é aberta para qualquer proprietário de touro do país, não sendo restrita apenas aos proprietários de Paranaíba. No ano passado estiveram participando vários criadores que trouxeram além do Nelore Padrão e Mocho também animais da raça Tabapuã. Foram 31 touros sendo 14 da raça Nelore Padrão, 13 Nelore Mocho e 04 Tabapuã   

Segundo o presidente do Sindicato Rural  Nilo Alves Ferraz, Paranaíba foi a pioneira na realização desta e junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul  está pleiteando para que seja firmado um convênio para que esta feira seja melhor divulgada em todo estado. Nós poderemos estar ajudando a consolidar esta feira para os demais municípios do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba