RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Paranaibenses sofrem com tempo seco, estiagem e poeira

Com a umidade do ar baixa, é comum sentir irritação na garganta, no nariz e nos olhos. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias

Por Leonardo Guimarães
15/08/2017 • 15h57
Compartilhar

O paranaibense tem vivido expectativa de chuva para os próximos dias na cidade que já registra 65 dias de estiagem. O tempo seco e a oscilação na temperatura tem mexido com a rotina da população, que tenta amenizar o desconforto respiratório de várias formas. “Coloco sempre um balde com água no meu quarto e no quarto dos meus filhos antes de dormir”, disse Alessandra Rezende ao JPNEWS.
 
E não faltam dicas para enfrentar os dias de clima seco. “Tomo bastante água e lavo as narinas com soro fisiológico”, disse Ana Paula Ferreira, ressaltando a importância da hidratação.

Com a umidade do ar baixa, é comum sentir irritação na garganta, no nariz e nos olhos. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros. Queimadas em terremos baldios aumentam o sofrimento da população, que cobra, principalmente nas redes sociais, uma ação mais enérgica das autoridades do município em relação aos insendiários e donos destes terrenos.

Além dos cuidados com nariz e garganta, os olhos também devem ter uma atenção especial nesses dias. Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. De acordo com oftalmologistas, o olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação. Para aliviar a secura dos olhos, é indicado que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial.

Outra dica de especialistas é evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.

Segundo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo), Paranaíba registra probabilidade de 80% de chuva para esta quarta-feira (16), quando os termômetros marcarão mínima de 22° e máxima de 29°.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba