RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Paranaibenses relatam sofrimento com queimadas em terrenos

De acordo com o Código Penal Brasileiro, no artigo 250 incêndio é crime

Por Lucas dos Anjos
09/07/2018 • 14h44
Compartilhar

A redação do JPNEWS tem recebido inúmeras denúncias de queimadas em diversos bairros de Paranaíba (MS). Apenas na semana passada foram registradas quatro ocorrências de incêndio em terreno.

“Eu cheguei em casa, era umas 3h, parecia uma neblina, não sabia se eu abria a janela para sair ou se deixava fechada, de tanta fumaça que havia em casa, além da rua, dentro de casa”, contou um empresário que reside no Jardim Santa Lúcia e preferiu não se identificar.

Ainda de acordo com ele, a fumaça é proveniente do lixão da Prefeitura que fica na rodovia BR-158. “Vem de lá a fumaça, sempre acontece isso, mas dessa vez foi demais, para quem possui problemas respiratórios é terrível’, finalizou ele.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos quinze dias uma queimada em diversos terrenos do bairro Universitário deixou os moradores preocupados, uma moradora registrou vídeos do fogo e enviou ao JPNEWS, o fogo segundo ela, chegou a queimar a parte de fora do muro da casa e foi preciso acionar o corpo de bombeiros para controlar o incêndio.

Já uma funcionária publica, usou sua conta no facebook para denunciar as queimadas. “Queria saber quem em plena seca coloca fogo no lixo e terrenos baldios! Além de ser crime é tamanha falta de consciência e respeito com todos. Já têm várias pessoas sofrendo de problema respiratório . Espero que seja adotada alguma providência. Já perdi as contas de quantas vezes no final da tarde as ruas são cobertas pela fumaça aqui na minha região”, postou em sua rede social.

Na postagem, um funcionário público disse que foi preciso sair de casa, pois a fumaça era tamanha que não conseguia respirar. “É hilário ter que respirar tanta fumaça assim, mais um dia tive que sair de casa, porque não tinha condições ficar lá [casa]”, escreveu ele.

Em casos de incêendio o morador deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193. A denúncia pode ser realizada na Polícia ou direto no Ministério Público. 

Outro lado

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Roney Castro Miziara, o problema do lixão é que algumas pessoas acabam colocando fogo no local e sempre que isso acontece eles trabalham para conter as chamas e a fumaça. “É complicado isso, a pessoa entra no lixão e coloca fogo, mas só temos segurança durante o dia, como fogos achar o responsável, ou puni-lo por isso”, questionou ele em contato por telefone.

Ele afirma que quando isso ocorre as máquinas da prefeitura agem para conter o problema.

Ainda segundo Miziara, quando o fogo é em terrenos a prefeitura dá apoio aos bombeiros com o caminhão bomba tanque, mas só podem agir com punição em casos que a autoria seja comprovada.

Crime

De acordo com o Código Penal Brasileiro, no artigo 250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem,a pena é de reclusão, três a seis anos, além de multa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba