RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Patos e peixes são encontrados mortos em lagos

Apuração> Para saber a causa da mortandade de peixes e patos será feita

Por Talita Matsushita
23/01/2021 • 16h30
Compartilhar

Ao menos cinco patos e diversos peixes foram encontrados mortos na manhã de quinta-feira (21) nos lagos do Espelho d’Água em Paranaíba. A denúncia foi feita por integrantes do grupo Amigos dos Animais, que receberam fotos dos bichos sem vida.

O local é composto por dois lagos, e havia animais mortos nos dois, sendo que no lago próximo à Escola Aracilda Cícera Correa da Costa, havia um número maior de peixes e patos sem vida. No outro, próximo à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, havia menos animais e muita sujeira, como latas vazias e pedaços de madeira.

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, os animais foram retirados e haverá investigação para saber causa da mortandade.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O médico veterinário Gilson Piva Filho, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, explicou que são duas as prováveis causas das mortes. A primeira é intencional, onde alguma pessoa pode ter colocado veneno em alimento e, em seguida, oferecido aos animais. Neste caso, o cidadão pode responder por maus-tratos a animais, que é crime punível com detenção de três meses a um ano e multa. 

A outra possibilidade é a contaminação da água, neste caso, os animais podem continuar morrendo. “É preciso realizar análise da água e isso a Secretaria de Meio Ambiente pode providenciar. Uma análise físico-química e microbiológica também, e é muito provável que pode ter sido essa a causa da morte dos animais por conta das chuvas dos últimos dias”, explicou.

O veterinário ainda destaca que, com o volume maior de chuvas aumenta o fluxo de água do Espelho d´Água, que é abastecido pelo córrego Fazendinha. Com isso, pode  ter recebido água contaminada com veneno utilizado em plantação acima do córrego.

Veja:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba