Você está em Paranaíba
Confirmar minha CidadeUma das paredes do pavilhão do curso de direito da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba (MS) foi pichada na quinta-feira (10) com os dizeres “Campus Abandonado”, o ato revoltou os discentes que fizerem postagem de repúdio nas redes sociais. A pichação possivelmente ocorreu na noite de quarta-feira (9).
“Cheguei hoje na faculdade e me deparei com esta imagem, a você que cometeu esse crime ao depredar patrimônio público, aparentemente com o objetivo de conseguir atenção para eventuais problemas que nossa faculdade enfrenta, eu digo: que bela falta de senso! Estou tentando entender, se nosso campus está “abandonado”, a melhor saída é fazer pichações que vão deixa-lo com uma aparência pior?”, questionou nas redes sociais o estudante Massayuki Hasegawa.
O ex-aluno José Bernardo Neto, que estudou em anos anteriores contou como as instalações eram na sua época. “Hoje tem ar condicionado, tem livro na biblioteca, bebedouros, e os ativistas reclamando! Entrei na UEMS e nem tinha ar nas salas, aí nós saímos pichando e nos lamentando? Não, nos unimos e compramos os aparelhos! O abandono tá mais pra abandono intelectual do que material”, postou ele nas redes sociais.
Já o aluno Leonardo Roarelli se dispôs a fazer um grupo para limpar a tinta da parede. “Após esse ato, que independente das intenções, só depredou nosso patrimônio. Disponho-me a organizar um mutirão com a ajuda de vocês para retirarmos estas marcas, pois se não mostrarmos que somos contrários a essa postura, cada vez mais a UEMS será alvo desse vandalismo prejudicando a todos com a poluição visual do ambiente que frequentamos”, sugeriu ele.
O local sempre é alvo de vandalismo e reclamações, como problemas com as grades laterais, além de ser constante ponto para uso de drogas.
Em contato com a presidente do Centro Acadêmico de Direito, Gabriele Weber, ela disse que o órgão fará uma reunião para tratar do assunto e então se posicionar sobre o ocorrido.
A redação do JPNEWS tentou ligar várias vezes na secretaria da Universidade para falar com a responsável da unidade, mas, as ligações não foram atendidas.
Crime
Art. 163 do Código Penal Brasileiro – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:
Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Parágrafo único – Se o crime é cometido:
I – com violência à pessoa ou grave ameaça;
II – com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave;
III – contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista;
IV – por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima
Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.