RÁDIOS
Paranaíba, 16 de abril

Prazo para alistamento militar obrigatório foi prorrogado

Prazo para alistamento militar obrigatório foi prorrogado para 31 de agosto

Por Da redação
13/07/2021 • 08h11
Compartilhar

O prazo para o alistamento militar obrigatório deste ano foi prorrogado até 31 de agosto pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal, devido às medidas sanitárias em combate à pandemia da Covid-19. 

A prorrogação ocorre em um momento de restrições no atendimento presencial ao público nas juntas de Serviço Militar, o que dificulta o alistamento para os que têm dificuldade de acesso à plataforma digital. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto n° 10.731, de 28 de junho.

Os jovens que sentirem a necessidade de procurar a JSM de Paranaíba para esclarecimentos ou auxílio no processo de alistamento devem se dirigir até o piso superior da Rodoviária Municipal situado à rua Dr Rocha Dias, 1155, Centro.  O telefone para contato é o (67) 99606-0096.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para efetuar o alistamento, o candidato deve apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e número de telefone de contato. Quem não tiver documento com foto deve providenciá-lo antes do término do prazo.

O prazo também foi estendido para brasileiros naturalizados ou que optaram pela apresentação, ambos deverão fazer o alistamento no prazo de 60 dias, a contar da data em que receberem o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.

O alistamento também pode ser realizado pelo aplicativo oficial do Exército, que pode ser baixado nos aparelhos eletrônicos via plataformas digitais. O alistamento é online e destinado a jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021. O procedimento pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br.

Caso o cidadão perca o prazo do alistamento, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Assim, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, obter carteira profissional, assinar contrato ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Para as demais classes anteriores, o alistamento é presencial e o cidadão deverá comparecer à sede Junta Militar de Paranaíba.

A Junta Militar é responsável pelo atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza do serviço militar obrigatório, verificando assim se o cidadão está em dia com o Serviço Militar para fornecimento do devido documento, já que este é indispensável para realização de diversos atos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba