RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

Preparo de medicamentos naturais foi tema de capacitação em Paranaíba

Os remédios produzidos no curso não visam comercialização

Por Talita Matsushita
17/10/2017 • 07h00
Compartilhar

Xaropes para tosse, pomadas cicatrizantes, sabonetes para alergia, tintura digestiva para má disposição, vinho depurativo para limpeza do sangue, tintura de alho para alergia e xampus variados são alguns dos produtos que os alunos do curso ‘Cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros’, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar-MS) aprendem a fabricar.

O curso faz parte da grade oferecida pelo Senar, em parceria com os sindicatos rurais do estado e foi ministrado no Sindicato Rural de Paranaíba no período de 3 a 6 de outubro, com uma carga horária de 32 horas e 12 participantes.

A instrutora Sônia de Souza Alves afirma que a produção de medicamentos caseiros é simples, no entanto requer cuidados como higienização de embalagens e a medida certa para cada produto. “Através das plantas medicinais domésticas presentes na casa dos participantes preparamos medicamentos de forma caseira, o que torna a produção viável, pois são plantas conhecidas dos alunos”, relata.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plantas como alecrim, guaco, arruda, eucalipto, hortelã, alfavaca, sabugueiro, noz moscada e assa-peixe são as mais comuns em municípios como Paranaíba. “Essas plantas são as mais encontradas aqui no Estado. Os remédios produzidos no curso não visam comercialização. O objetivo é capacitar os participantes para que possam produzi-los em suas residências de forma caseira”, ressalta Sônia.

A produção de remédios caseiros é simples, afirma a instrutora. “Para o preparo de um vidro de xarope, por exemplo, fervemos açúcar mascavo, mel, tintura de própolis e conservantes por 20 minutos. Coamos e, em seguida, com a embalagem já higienizada, armazenamos o xarope”, detalha.

A mobilizadora do Senar em Paranaíba, Karoline Rodrigues informa que os interessados em participarem dos cursos que são totalmente gratuítos e entregam certificados, devem procurar a secretaria do Sindicato Rural ou entrar em contato através do telefone 3668-1017 com a Cícera ou Karoline. (Com informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba