RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Presidente posta vídeo citando Ap. do Taboado e Paranaíba

Material do Ministério da Infraestrutura apresenta nova tecnologia em trens

Por Leonardo Guimarães
20/10/2019 • 23h38
Compartilhar

Um vídeo publicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu perfil na rede social Facebook, cita as cidades de Aparecida do Taboado e Paranaíba durante explicação sobre a nova tecnologia de transporte de cargas por ferrovias que está sendo aplicada ao trem que corre sobre os trilhos da Ferronorte, em Mato Grosso do Sul.

A nova composição ativada em julho de 2019 tem capacidade para transportar até três contêineres, porém trafega com apenas dois, por conta da altura da ponte que liga os Estados de São Paulo e MS, passando sobre o rio Paraná. A máquina faz a rota Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT). As cidades de Inocência, Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilandia e Alcinópolis, todas em MS, também são citadas no vídeo.

De acordo com o material institucional, produzido pelo Ministério da Infraestrutura, o novo sistema, conhecido como Double Stack, realizou suas primeiras viagens com 68 vagões e, segundo os desenvolvedores, reduz os custos de transporte em 40%, se comparado com um trem convencional.

A tecnologia também favorece a redução no consumo de combustíveis e na emissão de poluentes. Um trem, formado por 100 vagões, é capaz de transportar o mesmo volume de carga que 957 caminhões bi-trem. Enquanto um trem percorre 374 Km com 1 galão de combustível, um caminhão percorre 109 Km. Assista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba