RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Primavera chega em quatro dias com calor e muita chuva em MS

O início das chuvas mais regulares ocorre a partir da primeira quinzena de outubro

Por Talita Matsushita
18/09/2018 • 14h12
Compartilhar

A estação das flores deverá trazer o alívio da secura que o paranaibense sofreu durante o inverno; as mudanças já começaram na última sexta-feira com a chegada da chuva, cerca de 12,5 milímetros, segundo o meteorologista Natálio Abraão.  A primavera começa oficialmente às 21h54 do dia 22 deste mês e a previsão para Mato Grosso do Sul é de que o Estado tenha cidades com as temperaturas mais altas do Brasil com máximas de até 41ºC. Além disso, o intenso calor pode provocar pancadas de chuvas frequentes em quase todo o Estado.

Conforme o relatório divulgado, o começo da estação - entre 20 e 30 de setembro – as chuvas ainda são irregulares no Estado. Pode faltar chuva nas regiões leste, sudeste e parte do sul. Contudo, não se descarta neste período, que ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio causando declínio acentuado da temperatura no centro- sul de Mato Grosso do Sul.

O início das chuvas mais regulares ocorre a partir da primeira quinzena de outubro. No mês, o período de chuvas será mais regular com previsão de chuva em todas as regiões, inclusive com valores acima da média para o Estado. Haverá exceções em alguns municípios, mas as regiões produtoras serão beneficiadas.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro, há chance de curtos períodos de enchentes as chuvas podem ficar acima das medias nas regiões, norte, nordeste e oeste do Estado. Portanto pode haver alerta em Coxim, Corumbá e região. Os modelos indicam valores em excesso, possibilidade de enchentes, inundações e de chuvas fortes. Nessas regiões, as pancadas de chuvas se intensificam em outubro e seguem pelo mês de novembro.

Campo Grande, Corumbá, Água Clara, Três lagoas e Sonora tiveram extremos máximos em agosto e setembro e podem apresentar novamente, temperaturas entre 33 e 41ºC em outubro, historicamente o mês mais quente do ano.

A umidade relativa apresenta valores abaixo do 30% no fim inverno. Neste ano,repetidas vezes os, índices de alerta abaixo dos 20% forma informados. Tão crítico quanto em 2013 quando tivemos 7% em agosto em Coxim e 10% em São Gabriel D’ Oeste. Desta vez o município de Sonora apresentou inúmeras indicações abaixo dos 10% bem como em Coxim com valores de 12%, 11% e até 09%.

Valores mínimos abaixo dos 20% é possível entre setembro e o mês de outubro. Atenção aos pequenos episódios de veranicos acompanhados de baixa umidade e aumento nos índices de queimadas no estado. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba