RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Criança é diagnosticada com o 1° caso de leishmaniose em humanos em Paranaíba

Doença foi adquirida por uma criança no Estado do Maranhão e identificada no município

Por Alex Santos
14/02/2019 • 13h56
Compartilhar

Uma criança de 3 anos foi a primeira pessoa a ser diagnsticada com leishmaniose em humanos em Paranaíba. O menino se mudou com a família do Estado do Maranhão para município recentemente e já  estava infectado pela doença no Estado de origem. Depois de diagnosticado os sintomas, ele recebeu acompanhamento e foi encaminhado para receber o tratamento em Campo Grande (MS). O nome da criança não foi divulgado.

Logo depois de receber a medicação necessária na Capital por cerca de uma semana e retornar ao município, a criança continua sendo acompanhada por uma equipe de enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde do município, para registrar a evolução do tratemento.

O crescimento do número de casos coloca Paranaíba em estado de alerta, como afirma o veterinário da Vigilância em Saúde, Gilson Piva, porque há casos positivos em animais em todos os bairros do município. “É uma preocupação”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos exames realizados em animais com suspeita de leishmaniose deu positivo em um levantamento da Vigilância em Saúde de Parnaíba. A pasta constatou que o município sofre uma epidemia após examinar animais identificados por meio de denúncias.

O que é

A leishmaniose é provocada pelo parasita Leishmania, transmitido pelo mosquito Flebótomo (palha), que se reproduz através de matéria orgânica em decomposição, como fezes de animais e folhas de árvores, encontrada em terrenos baldios. A doença leva em média, de dois a seis meses para se manifestar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba