RÁDIOS
Paranaíba, 20 de abril

Programa da PM visa fiscalização de medidas protetivas

O Promuse tem o objetivo dede que estas mulheres tenham atendimento maus humanizado por parte dos policiais militares

Por Talita Matsushita
08/08/2018 • 14h51
Compartilhar

Está em fase de implantação em Paranaíba o Promuse (Programa Mulher Segura) que visa a fiscalização de medidas protetivas de mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, o Promuse tem o objetivo de que estas mulheres tenham atendimento mais humanizado por parte dos policiais militares que atendem as ocorrências.

De acordo com a terceiro-sargento Eliene Mariano Fernandes, que participou ao vivo do Jornal do Povo da Cultura FM Paranaíba, os índices de violência contra mulher são grandes. “As mulheres procuram razoavelmente, por que quando não encontram a segurança que elas julgam necessária elas desistem de denunciar. Muitas acreditam que a medida protetiva em si não seja segura”, disse a policial que é responsável pelo Programa no município.

Ela explica que com a implantação do programa, que visa a fiscalização do cumprimento destas medidas, as mulheres se sintam mais seguras e o número de denúncias pode até aumentar, pois sabendo que de fato a decisão judicial será cumprida, ela não terá medo registrar o boletim de ocorrência.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A nossa expectativa é que os índices aumente, quanto mais confiança e mais o Promuse dê certo, elas denunciem, pois se sentem seguras”, observou.

Desde que o Programa começou a ser desenvolvido em Paranaíba, a sargento conta que houve o acompanhamento de sete casos, em quatro deles as mulheres reataram o relacionamento e três consideraram que não precisavam da fiscalização.

“As medidas não foram quebradas somente pelo agressor, mas a fiscalização continua, com visitas na casa dessa família, com questionamentos de como está a relação, de que forma esta mulher reatou, como por exemplo ter sido coagida; queremos que cesse a violência. Por isso estas visitas técnicas, com conversas com vizinhos e familiares. Ela continua sendo monitorada”, explicou.

Na próxima sexta-feira (10) ocorre palestra do idealizador do programa, tenente-coronel PM Josafá Pereira Dominoni em evento de implantação do Promuse em Paranaíba às 9h, no auditório da Associação Empresarial de Paranaíba-MS, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1477 – Centro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba