Rádios On-line
AGRONEGÓCIO

Programa de recuperação de áreas degradadas vai fomentar agronegócio

Meta é recuperar dois milhões de hectares em cinco anos

5 MAR 2016 - 18h:38Por MS Gov

Em cinco anos, o governo estadual pretende recuperar dois milhões de hectares de áreas degradadas para fomentar o agronegócio em Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, durante realização do Circuito Famasul, em Paranaíba, neste sábado. Ele confirmou  o lançamento, na próxima-terça feira (8), do Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas, em Campo Grande, pelo governador Reinaldo Azambuja.

O secretário ressaltou que Mato Grosso do Sul possui cerca de oito milhões de hectares de pastagens regeneradas que devem receber atenção do programa. Para ele, o programa provocará impactos econômicos positivos, como o aumento da capacidade de suporte das pastagens e incremento da produção de grãos, carnes bovinas e cana de açúcar. “A região da Costa Leste tem grande potencial, topografia favorável à atividade agropecuária, bem localizada geograficamente, do ponto de vista do consumidor, próximo aos grandes centros consumidores”, ressaltou.

“O governo do estado está atento a isso e programa de recuperação de pastagens tem tudo a ver com a região”, assinalou Fernando Lamas. Ele vai coordenar o programa que já identificou na região Leste, aproximadamente três milhões de hectares de pastagens que podem ser melhoradas através da agricultura, sem diminuir o rebanho. “Melhorando a pastagem, é possível aumentar a capacidade de suporte dessa pastagem e, assim, aumentar a capacidade de arroba de carne produzida por hectare”, explicou o secretário.

De acordo com Lamas, o programa será baseado em componentes como a mobilização e capacitação de produtores e técnicos para elaboração e execução de projetos, os financiamentos e os incentivos fiscais, com especial atenção à infraestrutura e logística. Na próxima terça-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja apresentará oficialmente o programa, quando mostrará, em detalhes, os incentivos e parcerias para a  execução do programa.

 

 

Deixe seu Comentário