RÁDIOS
Paranaíba, 19 de abril

Pronto Socorro da Santa Casa vai restringir atendimentos

A Santa Casa, explicou é para internações, já o Pronto Socorro é para casos de urgência e emergência

Por Talita Matsushita
09/05/2017 • 15h58
Compartilhar

A partir da próxima segunda-feira (15) o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba restringirá os atendimentos somente para urgências e emergências. A nova medida prevê acabar com casos clínicos que podem ser tratados em PSF’s (Programas Saúde da Família) e acabam sendo atendidos pelo Pronto Socorro.

Jair Alves, presidente da Santa Casa, anunciou a medida nesta terça-feira pela manhã, para que a população se conscientize do problema que estes casos causam à Santa Casa. Segundo ele, levantamento feito pela administração do hospital contabilizou quatro mil atendimentos no Pronto Socorro no último mês, sendo que três mil não eram casos para serem atendidos na Santa Casa.

“Não queremos dizer que as pessoas não serão atendidas, elas passarão pelo médico, mas serão encaminhadas aos PSF’s, que é onde elas devem ir em casos que não são de urgência e emergência. Temos um gasto muito alto, principalmente com medicamentos, de casos que não são de nossa alçada”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Santa Casa, explicou é para internações, já o Pronto Socorro é para casos de urgência e emergência, conforme Jair a Santa Casa não tem obrigação de atender casos que não sejam urgentes.

“Desde novembro a gente vem recebendo os repasses com atrasos e nos últimos meses, chegamos num ponto que estamos com dificuldades até para aquisição de remédios, e vamos pedir para a população conscientizar que essas consultas feitas no Pronto Socorro, são consultas medicas e não de urgência e emergência”, ressaltou.

Segundo o Ministério da Saúde, a rede de urgência e emergência do País foi estruturada e organizada pela Política Nacional de Urgência e Emergência, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Conheça o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender e os locais certos para buscar atendimento.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família constituem a atenção básica.

As UBS são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba