RÁDIOS
Paranaíba, 28 de março

Rebanho é abandonado em fazenda e animais morrem de fome e sede

Todos os animais estavam extremamente debilitados e 17 reses estavam mortas pela desnutrição

Por Talita Matsushita
17/05/2019 • 09h02
Compartilhar

Duzentos e setenta bovinos foram abandonados em uma fazenda em Paranaíba, em virtude do abandono e falta de pastagem alguns morreram de fome e sede. A PMA (Polícia Militar Ambiental) esteve no local e autuou o proprietário, um idoso de 63 anos, que reside em Três Lagoas. Há mais de três meses ele não aparece no local.

De acordo com os policiais, a pastagem estava totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra nua sem gramínea e o gado não conseguia mais retirar alimento. Além disso, eram 270 cabeças de gado, muitos animais para o tamanho da área.

Todos os animais estavam extremamente debilitados e 17 reses estavam mortas pela desnutrição, bem como algumas deitadas ao chão sem conseguirem levantar-se. A PMA tentou contato com o proprietário, mas não conseguiu. Segundo informações, há mais de três meses não aparece ninguém na propriedade. Os Policiais verificaram que a sede da fazenda também estava abandonada e deteriorada.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a vistoria, a equipe verificou que as matas ciliares de um córrego denominado Ariranha estavam degradadas, principalmente pelo acesso do gado ao local.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu o gado e acionou a Agência Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) para as providências relativas aos animais.

O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 135 mil por maus tratos aos animais e mais R$ 10 mil pela degradação das matas ciliares do córrego. O autuado também responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena de três meses a um ano de detenção e por degradação de área protegida de preservação permanente, com pena prevista CE um a três anos de detenção.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba