RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Registros de leishmaniose preocupam em Paranaíba

Os agentes comunitários de saúde orientam moradores sobre sintomas da doença

Por Talita Matsushita
07/04/2018 • 10h40
Compartilhar

Desde agosto do ano passado, Paranaíba registrou 51 casos de animais infectados com leishmaniose - 73% deles identificados por meio de exames sorológicos e testes rápidos. Nenhum caso em moradores. De acordo com o veterinário Gilson Luiz Piva Filho, da Vigilância Sanitária Municipal, a doença pode ser transmitida para pessoas. 

Apesar de clínicas veterinárias da cidade terem sido notificadas sobre registros da doença, Piva Filho acredita que o número de animais infectados pode ser maior.

Os agentes comunitários de saúde orientam moradores sobre sintomas da doença e a necessidade de limpeza em terrenos e casas.  

Piva Filho alerta que um dos focos preferidos do mosquito palha - transmissor da doença - são galinhas e aves criadas em casas. Os sintomas da leishmaniose em cães são emagrecimento, perda de pelos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas e anemia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba