RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Secretaria de Turismo é desmembrada e mais um secretário será nomeado

Ainda não foi definido nenhum nome para responder pela pasta

Por Talita Matsushita
24/07/2018 • 14h20
Compartilhar

A Secretaria de Turismo de Paranaíba foi desmembrada da Secretaria de Indústria e Comércio. Com isso o município passa a ter dez secretários. o objetivo, segundo a Lei, é fomentar os investimentos em negócios que busquem valorizar e explorar o potencial turístico de Paranaíba. Ainda não foi definido nenhum nome para responder pela pasta.

O desmembramento foi aprovado pela Câmara Municipal e na Lei de sanção, a pasta do Turismo é inclusa como órgão de fomento ao desenvolvimento integrado do município. Entre as atribuições da nova pasta estão: promover o desenvolvimento turístico e econômico do município por meio de ações que busquem o aumento do fluxo turístico nos períodos festivos e durante todo o ano; o planejamento e organização do calendário turístico do Município, entre outras.

A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Turismo será composta pelos seguintes cargos em comissão: Secretário Municipal de Turismo, Diretor de Departamento de Turismo. 

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto legal restabelece ainda as competências da secretaria de Indústria e Comércio na formulação de políticas de apoio, fomento desenvolvimento dos diversos setores da indústria e comércio, responsáveis pela sustentabilidade e desenvolvimento do munícipio. A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio será composta pelos seguintes cargos em comissão: secretário municipal de Indústria e Comércio, diretor de departamento de Indústria e Comércio.

Rota Turística

Em março foi feita uma visita técnica a região da fazenda Triângulo da Serra, localizada a 50 quilômetros da área urbana de Paranaíba. Na época ao todo, 14 pessoas – entre técnicos, estudantes e empresários do ramo de turismo - percorreram os principais roteiros da região, sendo eles: a Cachoeira da Jussara, de 36m de queda livre, a Casa de Pedras (alvo de pinturas rupestres), o Mirante do Urubu e a Cachoeira da Turbina, de 48m.

Por sua vez, o Professor Doutor em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Garcia Neto, afirma que, além do potencial turístico, o município precisa fornecer estrutura básica para receber os turistas “Paranaíba tem, sim, muito potencial turístico. Mas é importante ressaltar que o turismo não se consolida somente com potenciais. Esses potenciais precisam ser trabalhados e transformados em produtos.  É ai que a gente entra, auxiliando, a medida que as pessoas queiram se envolver com parcerias e processos do gênero” afirmou.

A expectativa é que Paranaíba fosse inclusa na rota de turismo da Costa Leste do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba