Rádios On-line
ALTOS ÍNDICES

Semana do trânsito: Motociclista fica hospitalizado após colisão

Em Paranaíba, a prioridade foi a reforma da sinalização de trânsito em frente a escolas

25 SET 2018 - 15h:17Por Lucas dos Anjos

Na semana nacional do trânsito mais uma ocorrência envolvendo moto e carro em Paranaíba (MS) foi registrada pela Polícia Militar. Desta vez, o condutor de uma motocicleta sofreu fratura na perna direita após colidir com um veículo na avenida Coronel Augusto Correia da Costa no cruzamento com a Marechal Rondon no Centro, por volta das 18h40 de segunda-feira (24). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Conforme o registro da ocorrência, a condutora do carro, uma mulher de 43 anos, seguia pela rua Marechal Rondon, quando no cruzamento com a avenida Coronel Augusto Correia da Costa colidiu transversalmente com a motocicleta.

O trânsito precisou ser desviado no local, pois os veículos ficaram na pista de rolamento. A vítima foi encaminhada para Santa Casa local com possível fratura na perna direita e escoriações no corpo.

Números

Paranaíba registrou neste ano, segundo dados da Polícia Militar, 97 acidentes de trânsito sem vítima, 76 com vítimas e uma fatal. Nesta semana, quando se comemora a Semana Nacional do Trânsito de 2018, um acidente entre um carro que invadiu uma preferencial e uma moto vitimou Lucinéia Aparecida Soares.

 “A moto é um dos veículos que causam o maior número de vítimas fatais no trânsito. Para tirar a habilitação, o motociclista faz a prova em circuito fechado, em primeira marcha, e apenas com o funcionamento do freio traseiro. Isso precisa ser revisto”, diz Renato Campestrini, advogado, especialista em trânsito e gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre as cinco principais infrações cometidas por motoristas e motociclistas estão excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e avanço de sinal vermelho.

Ações

Em Paranaíba, a prioridade, nesta semana, foi a reforma da sinalização de trânsito em frente a escolas, conforme programação divulgada pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Para a próxima semana está prevista uma blitz educativa, com panfletagem no centro da cidade.

O Código de Trânsito Brasileiro instituiu, por meio do artigo 326, a Semana Nacional de Trânsito entre os dias 18 e 25 de setembro. Os temas são estabelecidos pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito.

O país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, a partir de 2011. A meta do país, em 2020, é não ultrapassar o número de 19 mil vítimas fatais por ano.

Deixe seu Comentário