Rádios On-line
CONSCIENTIZAÇÃO

Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo foi tema de encontro na Associação Antialcoólica de Paranaíba

O consumo de bebida alcoólica já atinge 12% da população adulta brasileira

20 FEV 2019 - 16h:49Por Alex Santos

Na semana nacional dedicada a conscientização do consumo em excesso de bebida alcoólica, a Associação Antialcoólica de Paranaíba, no encontro realizado em sua sede na última terça-feira (19) dedicou o dia para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do consumo demasiado de bebida alcoólica e suas consequencias na vida do dependente e familiares. 

Segundo um estudo divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de bebida alcoólica já atinge 12% da população adulta brasileira. O álcool foi responsável por pelo menos 80 mil mortes registradas nas Américas. O Brasil é o quinto país do continente no registro de mortes relacionadas ao consumo de bebida alcoólica. 

De acordo o presidente da Associação Antialcoólica de Paranaíba, José Queiroz da Silva, em entrevista ao Jornal do Povo da Rádio Cultura FM Paranaíba 106,3MHz e JPNEWS, o trabalho realizado pela associação não é voltado à proibição do consumo de bebida alcoólica, venda ou internação do dependente que frequenta as reuniões da associação. É conscientizar e orientar as pessoas quanto aos problemas que a ingestão de bebida alcoólica e sua dependência podem afetar na saúde e psicológico. “Nosso lema é evitar o primeiro gole”, disse. Ouça:

O álcool é responsável por diversas doenças que afetam diretamente a saúde do dependente. A Cirrose Hepática é uma doença que não tem cura e compromete as funções do fígado. A Pancreatite é uma doença que afeta as enzimas que auxiliam a digestão e regulação de açúcar no sangue; o consum em excesso do álcool pode levar o depender a sofre de problemas Cardiovasculares, o que acaba aumentando o risco de insuficiência cardíaca ou morte súbita; e a Anemia, uma das doenças mais comuns em dependentes alcoólicos, causada pela falta de nutrientes no dependente devido à má alimentação.

A Associação Antialcoólica de Paranaíba realiza reuniões todas as terças-feiras e também aos sábados a partir das 19h em sua sede, localizada na avenida Ernesto García Leal, 1.147. O espaço é acessível a todas as pessoas que procuram tratamento, por meio de palestras e testemunhos de pessoas que deixaram o vício, além de poder receber encaminhamento para tratamento médico e psicológico. 

 

Deixe seu Comentário