Definir Paranaíba como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8657
Preve Objetivo
RURAL

Senar/MS ensina técnicas de ordenha em Paranaíba

A ordenha é uma das atividades de maior importância durante o manejo da vaca em lactação

9 OUT 2017 - 16h:02Por Talita Matsushita

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) de Mato Grosso do Sul realizou o curso de "Manejo de Ordenha Manual e Mecânica", no sítio Ponte Nova nos dias 28 e 29 de setembro. Marcelo Borges Filho, intrutor do Senar explicou que no manejo de ordenha trata-se da qualidade da ordenha efetuada na propriedade rural para melhorar a qualidade do leite.

A ordenha é uma das atividades de maior importância durante o manejo da vaca em lactação, conforme Marcelo. "Para garantir maior produtividade e boa qualidade do leite, a prática deve ser bem conduzida, feita em ambiente tranquilo e higienizado", disse.

Marcelo, explicou ainda que o objetivo é uma ordenha com higiene e qualidade. Além da prática da ordenha, durante o curso é ensinada como realizar a limpeza correta dos equipamentos, do animal, do ambiente e higiene pessoal do ordenhador.

"Se a ordenha é feita de forma incorreta, pode prejudicar a qualidade do leite e a saúde do animal. A mastite bovina, por exemplo, é uma doença em que ocorre inflamação da teta da vaca. A higiene é fundamental para a conservação do leite dentro dos padrões exigidos, que é a Instrução Normativa (IN-62), do Mapa. O bem-estar animal também é uma preocupação da ordenha”, evidencia.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864