Rádios On-line
APRENDIZAGEM

Sindicato Rural e Senar promovem curso de Artesanato em Palha de Milho

Os participantes receberam informações que vão desde a higienização até o tingimento das palhas, além de técnicas para confecção de diversos objetos de decoração

26 JAN 2018 - 14h:10Por Lucas dos Anjos

Com o intuito de promover renda extra para as famílias de trabalhadores rurais e aproveitar resíduos que normalmente são descartados, o Sindicato Rural junto ao Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul) promoveu o curso de Artesanato em Palha de Milho.

O curso que foi gratuito, teve carga horária de 32 hortas e aconteceu em Paranaíba (MS) no Sindicato Rural, entre os dias 17 e 20 de janeiro, ao todo participaram das aulas 12 alunos.

 Os participantes receberam informações que vão desde a higienização até o tingimento das palhas, além de técnicas para confecção de diversos objetos de decoração, como cestaria, bonecas, quadros, arranjos de flores, bandejas, sacolas e acabamentos diversos.

 A instrutora da capacitação, Rosita das Graças Teixeira, explicou que o curso vai além de apresentar uma técnica, já que atinge também o emocional dos participantes. “Recebemos muitas alunas que chegam desanimadas, sem perspectiva de conseguir uma renda para ajudar no orçamento doméstico. Procuramos criar um clima de proximidade, estimulando a retomada da autoestima”, revelou.

A confecção de artesanato é uma atividade complementar às atividades rurais. “Os alunos poderão produzir as peças nos momentos de folga ou quando estão impossibilitados de trabalhar na lavoura”, detalhou a instrutora, que também é assistente social. Os artesanatos produzidos a partir da palha de milho tem grande aceitação no mercado, inclusive como produto para exportação.

Deixe seu Comentário