O novo sistema de informática da Prefeitura de Paranaíba, implantado em meados de janeiro deste ano, tem apresentado alguns problemas, principalmente relacionados a tributação e emissão de notas fiscais on line. Empresários relatam que não têm conseguido emitir nota fiscal pela internet. Alguns contribuintes tiveram problemas até mesmo com o Refis (Programa de Refinanciamento).
Janete Santos, secretária de Administração, explica que a transição foi necessária, pois o antigo sistema não oferecia todos os recursos que hoje são utilizados pela Administração Pública. “Toda mudança implica sacrifícios e por isso estamos sim tendo transtorno”, disse.
Entre as áreas em que o serviço que já está funcionando estão Saúde, Educação e Administração, já no setor de Cadastro, e Tributação apenas uma parte do sistema está em operação; e na Licitação e Compras está lento, principalmente por conta da burocracia.
“Vamos ter que implantar o e-social, é uma medida federal, e demanda mais recursos que o outro sistema oferecia. A iniciativa foi para modernizar e informatizar a Prefeitura, como é o caminho de tudo”, pontuou.
Com relação aos atrasos, Janete disse que a Prefeitura já elaborou uma notificação para a empresa responsável, dando um prazo para que o sistema esteja funcionando corretamente, e caso não seja cumprida, as medidas jurídicas cabíveis serão tomadas.
Sobre o fato de não descartar o servidor antigo, até que o novo estivesse em pleno funcionamento, Janete explicou que não seria possível, pois desta forma a Prefeitura teria que pagar duas vezes pelo mesmo serviço.
O valor do novo sistema não foi divulgado. Na tarde de terça-feira (5) o Portal da Transparência não estava funcionando, e a secretária Janete Santos não atendeu as ligações.