RÁDIOS
Paranaíba, 24 de abril

'Suicídios estão ligados a sofrimento'

Psicóloga diz que é preciso avaliar o histórico do suicida por antecedência, com sinais e indicações da intenção de se matar

Por Talita Matsushita e Lucas dos Anjos
15/09/2018 • 11h30
Compartilhar

No Brasil, um suicídio ocorre a cada 45 minutos.  Dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos. No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há quatro anos, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem a campanha nacional Setembro Amarelo.

A psicóloga Renata Bellenzani, especialista em psicologia clínica, mestre em psicologia social e doutora em medicina preventiva pela USP, diz que suicídio sai da invisibilidade em setembro, mas alerta que a abordagem, no geral, é médico-psiquiátrica. 

Jornal do Povo – O suicida tem um perfil definido?
Renata - A ideia de que há um “perfil suicida” é bastante delicada e merece aspas. Pensar em perfis serve didaticamente, mas pessoas são únicas e seus comportamentos não podem ser entendidos fora de suas condições de vida e cultura. Ou seja, não existe perfil suicida único, existem pessoas vivendo suas vidas com mais sofrimento do que aguentam, dentro de nossa sociedade, nesse tempo histórico. E se buscam morrer, expressam isso de diversos modos. É preciso entender a relação indivíduos-sociedade. Algo central dessa relação são os modos possíveis e não possíveis de “ganhar a vida”, de trabalhar e tudo que fazemos e sentimos para dar conta das nossas necessidades da vida. Levando isso em consideração, podemos entender os motivos atuais do aumento do número de pessoas que tentam tirar sua vida. 

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

JP - Qual a diferença na tomada de decisão entre  homem e mulher?
Renata – Para entender isso, a noção de gênero nos ajuda: força, determinação e objetividade são incentivados aos homens e se manter bela, às mulheres. Isto ajuda a analisar que entre elas há um maior número de tentativas de morrer por meios que não as desfigurem, na face e no corpo. Por exemplo, por ingestão de medicamentos e venenos. Entre eles há “mais efetividade” do ato porque utilizam mais as armas. 

JP - Quando falamos que a pessoa quer acabar com a dor, essa dor é algo que acontece há  anos,  ou pode ser algo de momento? Quando que de fato esse suicida em potencial decide tirar a vida?
Renata – Não podemos negar motivos e personalidades das pessoas, mas a esfera da individualidade é parte de uma determinação mais coletiva. Esta age mais fortemente, e se articula com as particularidades. Duas situações são mais gerais: uma quando as pessoas estão mais conscientes, planejam e tomam uma decisão [de morrer], outra quando ocorre um ato impulsivo, em geral numa situação de crise, não crise psiquiátrica somente, crise no sentido de tensionamentos: há problemas e a pessoa se sento só, não se sente capaz, ou não lhe estão acessíveis os meios e as condições para enfrentar o problema. Em geral, há acúmulo de tristezas e de problemas que geram frustrações, ou perdas que não foram elaborados psicologicamente. Num momento de desesperança, o foco do pensamento pode ser o de tirar a própria vida, pois esta perde o sentido ou torna-se insuportável. A dor é muito grande e ela anseia por acabar com ela.

JP - Quais as formas de ajudar e como agir?
Renata - O principal é que as pessoas precisam ser escutadas, apoiadas na resolução das crises, não criticadas e culpabilizadas, com tom punitivo, de julgamento, como se o pensamento de morrer fosse crime, pecado ou fraqueza moral. Contudo, nosso tipo de sociedade valoriza menos a solidariedade e mais a competitividade e o individualismo. Em caso de sofrimentos mais acumulados em geral é indicado um suporte profissional, além do apoio de amigos e família. É preciso efetivar as políticas públicas na área social e de saúde mental. Ajudar a pessoa a entender que o que se passa com ela, a vontade de morrer, não é gerado nela e por ela, “do nada”, mas sim num processo que envolve a vida mais ampla, é um bom começo. E mudar essa vida mais ampla, a economia e a política, é o grande passo a darmos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba