Você está em Paranaíba
Confirmar minha CidadeO Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, através da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Paranaíba, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Santa Casa e Prefeitura de Paranaíba, com finalidade de adequar o transporte de pacientes através de disponibilização de ambulâncias em condições adequadas de funcionamento.
Foi acordado que a Prefeitura irá adquirir e entregar uma ambulância, do Tipo “D” — destinada ao suporte avançado, atendimento e transporte de pacientes de alto risco de vida (tipo UTI) — novo e equipado, como estabelecem os regulamentos do Conselho Federal de Medicina e do Ministério da Saúde, até o dia 20 de dezembro de 2020.
Além de outro veículo de ambulância, Tipo “D”, já existente na frota e com as mesmas especificações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, à Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba, para a realização do transporte de pacientes críticos.
O Município de Paranaíba será responsável pela manutenção, reparo e eventual aquisição de aparelhos, sempre novos, que equipam os veículos disponibilizados à Santa Casa da cidade.
Porém, o hospital deverá ficar responsável pela higienização regular das ambulâncias, além de se comprometer a proceder à locação de ambulâncias, de todos os tipos, somente em caso de necessidade apontada em registro próprio, com justificativa, assinatura e carimbo do responsável.
Ronaldo Vieira Francisco, Promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Paranaíba, considerou que o município e a Santa Casa são responsáveis pela adequação do serviço publico de saúde de Paranaíba, incluindo adequação do transporte aos pacientes que necessitam para a realização de tratamento em outras localidades.
(Assessoria MP/MS)