RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Touro de Paranaíba é classificado em avaliação nacional

Ele é filho de "Ornado do Leblon", touro que foi Grande Campeão Nacional Nelore

Por Talita Matsushita
27/08/2019 • 07h26
Compartilhar

A Fazenda Galileia, em Paranaíba, teve mais um de seus animais Nelore Mocho premiado em Uberaba, a capital do zebu. Desta vez, foi o touro Tiramisu do Leblon, de 21 meses, que  se sagrou Touro PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

Apenas 150 animais de todo o País foram classificados numa primeira etapa. Na segunda, foram eliminados 75, restando outros 75 dos quais apenas 15 foram classificados como touros PNAT. E no Nelore Mocho, apenas dois passaram pelo teste final.  Tiramisu, segundo o proprietário, José Roberto Giosa, impressionou os jurados pelas suas medidas e pela capacidade de conversão alimentar. 

O animal, que pesou no final 701 kg e 36 cm de circunferência escrotal, foi contratado pela Alta Genetics, a maior central de inseminação artificial do Brasil.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O concurso envolve apenas os animais classificados como top 1% (ou seja, os um por cento melhores de todo o Brasil), que são confinados por quatro meses em Uberaba, com supervisão de técnicos e veterinários. O objetivo é classificar os animais pela sua eficiência alimentar, medidas de ultrassonografia, peso, genética e capacidade de transmitir suas qualidades aos filhos.

Ele é filho de "Ornado do Leblon", touro que foi Grande Campeão Nacional Nelore Mocho em 2015, também produzido pela Fazenda Galileia. A maior exposição da raça em todo Brasil é a Expopar (Exposição Agropecuária de Paranaíba). Há 11 anos seguidos, a cidade ostenta o título de Capital do Nelore Mocho. 

A Fazenda Galileia seleciona Nelore Mocho há 32 anos e realiza o já tradicional Leilão Bolsão Nelore Mocho durante a Expopar há 15 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba