Definir Paranaíba como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8657
Preve Objetivo
DESERTO DE PARANAÍBA

Umidade local chega aos 15% e se iguala ao deserto do Saara

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%

5 SET 2017 - 15h:32Por Talita Matsushita

Com mais um dia quente em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (5), a máxima foi de 37ºC e a umidade relativa do ar continua com valores próximos e abaixo dos 20% em grande área do Estado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Sendo assim, há alerta para queimadas e problemas respiratórios. Uma névoa seca se forma no céu à tarde, a máxima atinge 37ºC e a umidade estará extremamente baixa, variando entre 15% e 45%, em Paranaíba e Selvíria.

Não há previsão de chuvas, pois uma alta pressão continua atuando em MS, dificultando a formação das nuvens, bloqueando a entrada das frentes frias e introduzindo ar mais seco de altos níveis para a superfície. O dia mais quente será registrado nos municípios do leste, entre eles Paranaíba, que registra mínima de 21ºC. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. Quando os índices ficam entre 20% e 30%, é considerado situação de alerta pela OMS. No Estado a umidade do ar deve chegar a índices que são registrados no deserto do Saara, na África, que ficam entre 10% e 15%.

Diante da situação climática recomenda as seguintes orientações à população: usar roupas leves, chapéus, bonés, óculos, protetor solar e aumentar a ingestão de líquidos, de preferência água, para hidratar o corpo, e consumir alimentos leves.

Além disso, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao ar livre, entre as 9h e 17h. Quando a umidade do ar ficar abaixo de 15%, recomenda-se a interrupção de qualquer atividade ao ar livre e evitar permanência em recintos fechados com aglomerações de pessoas.

Manter o ambiente arejado e umedecido, especialmente, ao dormir, utilizando umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água nos quartos, evitando o ressecamento do nariz e garganta; uso de soro fisiológico nos olhos e narinas, em caso de irritação; protejer-se do sol em locais sombreados ou em áreas arborizadas.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864