RÁDIOS
Paranaíba, 25 de abril

Vaca campeã do Torneio Leiteiro produziu 117 quilos de leite em três dias

Animal que ficou em segundo lugar foi Baleia, com 105,035 quilos, e média de 35,11 quilos por dia

Por Talita Matsushita
03/07/2018 • 16h09
Compartilhar

A vaca Navegante, da Fazenda Belas Artes, foi a campeã do Torneio Leiteiro realizado em Paranaíba (MS), durante a 12ª Expoleite. Ela produziu 117,315 quilos de leite, durante três dias, foram seis ordenhas. A média de produção foi de 39,106 quilos por dia. O proprietário do animal é Carlos Valauer de Rio Brilhante.

O animal que ficou em segundo lugar foi Baleia, com 105,035 quilos, e média de 35,11 quilos por dia; já a vaca Coleção 97,71, 32,570 por dia.

Segundo Martinho Mello, um dos membros da Comissão da Expleite, os resultados demonstram o potencial produção do Estado, pois essas vacas estavam em regime de lactação na fazenda, sem preparação especial. “Essa média de produção é muito alta”, disse.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Carvalho Pera, gerente da Fazenda Belas Artes, destaca que a equipe é fundamental para que um animal seja campeão e no caso da Navegante, este é o segundo Torneio que ela vence consecutivamente, pois recentemente ela foi vencedora em Camapuã (MS).

“A Navegante é uma vaca de 41 meses, está no segundo parto, e tem genética; quando novilha participou de julgamentos e sempre ganhou, então eu esperava, mas ela sempre me surpreende. Ela gosta de dar leite”, brincou.

“O mais importante é mostrar para os produtores de Mato Grosso do Sul temos bons animais, adaptados ao nosso clima, aqui em Mato Grosso do Sul. Para nós só mostra o potencial da raça e dos criatórios do Estado”, frisou.

O resultado, segundo Alexandre, vem da parceria de genética e nutrição e em MS existem cidades que produzem grãos, assim como os criatórios que também tem em MS e isso facilita para o produtor, além da qualidade.

Novilha

A novilha campeã foi a Flora com produção de 103,535 quilos durante as seis ordenhas, a média foi de 34,511 por dia; ela Nova Andradina, de propriedade de Thiago Nogueira Lemos.

O produtor rural destaca que em MS existe genética de qualidade e não é preciso buscar em outras regiões do País. “A medida que melhora a genética do rebanho, melhora para toda região, num todo”, disse.

Os animais que participaram do Torneio, segundo Thiago, são iniciantes em competições e receberam a mesma alimentação da fazenda, com suplementação somente no período da seca.

“Esperava que fosse ficar bem colocado, é sempre bom ganhar”, finalizou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba