Rádios On-line
PARANAIBA

Vacinação contra a gripe inicia com três grupos prioritários

A Campanha de Vacinação contra Influenza teve início nesta segunda-feira (12)

16 ABR 2021 - 15h:02Por Talita Matsushita

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde são os primeiros grupos prioritários contemplados com a vacinação contra gripe. A imunização seguirá até 09 de julho nas unidades básicas de saúde do município.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha será dividida em três etapas.

Na primeira, que acontece de 12 de abril a 10 de maio. Nesta fase, podem vacinar as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto e trabalhadores de saúde.

A vacinação da primeira etapa em Paranaíba ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde do munícipio, das 7h30 as 10h30 e das 13h as 15h30. Devido à situação da pandemia, todas as medidas de prevenção à transmissão doenças serão adotadas pelas equipes de saúde para garantir a segurança da comunidade. 

As próximas etapas acontecem de 11 de maio a 8 de junho, para os idosos com mais de 60 anos e os professores, e de 9 de junho a 9 de julho, para outros grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, força de segurança e salvamento, caminhoneiros, entre outros.

Neste ano, a imunização contra a gripe coincidirá com a vacinação contra a Covid-19. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, devido à gravidade das complicações provocadas pelo novo coronavírus, a administração da vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada em quem faz parte do grupo prioritário e ainda não recebeu as doses.

“Iniciamos a vacinação contra a gripe, porém, ainda estamos vacinando os idosos e trabalhadores da saúde contra a Covid-19. Portanto, vamos dar prioridade para a imunização contra o coronavírus e agendar a da gripe, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explicou Vania Cristina Zangrossi de Oliveira, Coordenadora Municipal de Imunização. (Com informações da assessoria)

Deixe seu Comentário