Rádios On-line
8504
Prefeitura PROREME 10 a 3011

Bombeiros alertam banhistas para período de férias

Os bombeiros do Estado registraram até hoje 106 afogamentos em rios e córregos

9 DEZ 2008 - 14h:21Por Redação

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) por meio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul divulgou em seu site alertas para o período de férias nas beiras de rios.

Os bombeiros do Estado registraram até hoje 106 afogamentos em rios e córregos. Devido ao período de férias, época em que a população também se refresca em piscinas e balneários, a Corporação está em estado de alerta, mas solicita prudência para se evitar novas fatalidades.

De acordo com Jonys Cabrera Lopes, coronel do Corpo de Bombeiros, os rios possuem vários perigos, como corredeiras, galhos, restos de redes de pescar, rebojos dentre tantos outros. Riscos que podem causar tragédias até entre aqueles que sabem nadar. O coronel orienta que os grupos que buscam diversão à beira de rios levem consigo pessoa habilitada.

A habilitação, porém, não se restringe apenas em saber nadar. O profissional tem que possuir um bom preparo físico, conhecer o local escolhido para o banho e acima de tudo, ter preparo psicológico para lidar com o inesperado, mantendo sempre a calma.

Segundo Jonys, os locais para banhos devem estar sinalizados. Porém, hoje, a única cidade do Estado que oferece este tipo de informação é Bonito. Mas fica o alerta: “Só saber nadar não é garantia de sobrevivência. Entrar em águas desconhecidas é um atentado à própria vida”, reforça o coronel.

Já nos clubes que tenham lagos ou piscinas, o Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas que observem se o local oferece a segurança necessária. No clube deve existir salva-vidas habilitado e que tenha conhecimento da realidade local. Os Bombeiros lembram que a cada 500 metros quadrados de lâmina de água é necessária a existência de dois salva-vidas.

Quem tiver conhecimento de irregularidades em clubes pode denunciar ligando para o Corpo de Bombeiros através dos telefones 193 ou para a Diretoria de Serviço Técnico, no número 3314-5870.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864