RÁDIOS

POLÍCIA

Bombeiros pretendem reunir esforços para combater queimadas

No ano passado triplicou índice de incêndios em Três Lagoas, maioria em terrenos baldios

Por Renata Prandini
13/01/2016 • 07h00
Compartilhar

O Corpo de Bombeiros de Três Lagoas pretende unir forças com órgãos ambientais, incluindo Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Ministério Público Estadual para reduzir o índice de queimadas no perímetro urbano neste ano.

Embora esteja em período chuvoso no momento, a ideia é preparar uma ação para combater o aumento desse crime ambiental no período de estiagem. De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Leandro Mota de Arruda, a iniciativa deve-se ao aumento considerável nos casos de incêndios em vegetação – que inclui terrenos baldios – registrado no ano passado.

Em 2015, foram registrados em Três Lagoas 236 casos de incêndios em vegetação – a maioria em terrenos baldios. O índice quase triplicou em comparação ao ano anterior,  quando foram registrados 74 incêndios em vegetação. “Embora esteja chuvoso agora, em 2015, fez muito calor e tivemos um longo período de estiagem, o que contribuiu para o aumento das queimadas”, destacou.

O número de incêndios registrados em 2014 equivale a quase o total registrado somente no mês de agosto do ano passado, quando os bombeiros receberam 80 chamadas de incêndios em vegetação.

No ano passado, os bombeiros atenderam todas as chamadas de incêndios em vegetação. O objetivo foi o de coletar dados para traçar futuros planos de prevenção. “Em 2015, mudamos um pouco a forma de trabalhar. Com isso, sempre que as equipes tinham condições, elas atendiam a ocorrência, indo ao local e identificando o endereço. Isso foi feito já para levantar dados para os órgãos competentes”, explicou o oficial.

Segundo Arruda, a maior parte dos incêndios é intencional e visava acabar com o mato ou lixo encontrado no terreno baldio. O fogo, muitas vezes, é ateado por vizinhos do local abandonado, o que, no entanto, não exime o proprietário. “O dono do terreno é responsável por manter o local limpo e murado. Por isso, vamos pedir apoio da prefeitura e também do MPE para tentar reduzir esses índices”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia