RÁDIOS

POLÍCIA

Ciat é furtado e fecha as portas

Bandidos levaram cinco computadores e danificaram os outros três da agência de emprego

Por Claudio Pereira
14/09/2012 • 08h41
Compartilhar

 Trabalhadores de Três Lagoas e região ficarão sem dar entrada no seguro-desemprego, cadastramento para empregos e outros serviços por tempo indeterminado. O Centro Integrado de Atendimento aos Trabalhadores (Ciat), único que pode dar entrada no seguro-desemprego fechou as portas após um verdadeiro arrastão feito na agência.


O crime aconteceu na noite de terça-feira e foi constatado pelos funcionários na manhã do dia seguinte. Os bandidos – a polícia acredita que o crime tenha sido praticado por mais de uma pessoa – levaram nada menos que cinco dos oito computadores da agência pública de emprego e ainda danificaram os outros três. “O que eles não conseguiram levar foi deixado no caminho. Não sobrou nada. Não temos condições de reabrir a agência nem para atendimento parcial”, explicou o coordenador do Ciat, Ivan Alkmin. 
De acordo com ele, além do furto, que inclui todos os monitores de LDC, cabos e outros equipamentos eletrônicos, os ladrões ainda praticaram atos de vandalismo por toda a agência. “Até tereréeles tomaram aqui dentro”, completou.

Alkmin completou: “Quem fez isto, não tem noção do prejuízo causado aos três-lagoenses”. Por mês, o Ciat chega a dar entrada em nada menos que 1,5 mil seguros-desemprego. O volume equivale a uma média de 50 entradas por dia. Somados apenas os dois dias em que a agência está fechada, aproximadamente 100 pessoas deixaram de dar entrada ao beneficio e outras 300 ficaram sem atendimento. “O fluxo de trabalhadores é muito grande e a maioria dos casos é de urgência. São trabalhadores que perderam o emprego ou estão em busca de um. Nós tínhamos nesta semana 300 vagas em aberto. Agora não sei como poderemos preenchê-las. O dano é muito grande. E não estamos falando apenas de Três Lagoas”, completou Alkmin, lembrando que o Ciat também atende aos trabalhadores de boa parte do Bolsão, como moradores das cidades de Água Clara, Selvíria, Brasilândia e até Castilho (SP).

PREJUDICADO
Lindomar Bernardo Alves, 36 anos, foi um dos prejudicados de outro município. Residente em Selvíria, o trabalhador rural chegou à agência quando a reportagem encerrava a entrevista com o coordenador. Ele queria dar entrada no seguro-desemprego. “Estamos em Três Lagoas desde as 10h [a entrevista foi feita por volta das 15h] procurando este prédio, embaixo de sol quente e, agora que encontro, descubro que não está atendendo. Isso não deixa ninguém feliz.”

Alves perdeu o emprego no dia 24 de agosto. Sem outra opção, disse que irá aguardar a reabertura do Ciat para dar entrada ao seguro-desemprego, mas informou que o dinheiro irá fazer falta. “Vai apertar bastante a situação financeira na minha casa.”

PREVISÃO
Segundo Ivan Alkmin, ainda não há previsão de quando o Ciat será reaberto. Ele explicou que todo o processo é bastante burocrático e precisa ser feito por Brasília (DF). “Agora, temos que aguardar a visita dos técnicos da Fundação de Trabalho, juntar todos os documentos e encaminhá-los para Brasília. Como os equipamentos precisam de verbas públicas, é tudo mais demorado. Esperamos que o Ciat seja reaberto dentro de dez dias e já em novo endereço. Aqui não tem mais condições de ficar”. O prazo parece até pequeno, mas, dez dias fechados corresponde a 500 seguros-desemprego em atraso e uma média de três mil atendimentos suspensos. 

O Ciat está com um prédio novo na ruaMonir Thomé, Centro, e aguardava autorização da Fundação do Trabalho para realizar a transferência de local. Ivan acredita que, agora, este processo deverá ser acelerado. “Este prédio está danificado desde aquele vendaval. Estávamos mantendo o atendimento aqui para não prejudicar a população”.
BOX:
Ciatjá havia sido alvo de bandidos na última segunda-feira
O coordenador do Ciat informou que esta não foi a primeira vez que a instituição foi alvo da ação de criminosos. Na segunda-feira, bandidos tentaram furtar o carro do Ciat. A porta foi quebrada, mas o ladrão não conseguiu levar o veículo. “Tínhamos registrado o boletim de ocorrência na segunda-feira e, agora, tivemos que registrar outro. Disseram-nos que, se ficarmos aqui, eles entrarão novamente”, destacou. Para entrar na agência, os bandidos arrombaram as duas portas do fundo – área já danificada pelo vendaval. 

O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Polícia Civil. Na manhã de quarta-feira, policiais civis, acompanhados de peritos criminais estiveram no Ciat, para fazer coleta de materiais que possam auxiliar nas investigações. Porém, até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido preso.O Ciat não contava com sistema de monitoramento por vídeo. (R.P)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia