Rádios On-line
8504
Prefeitura PROREME 10 a 3011

Legalização de armas de fogo vai até dia 31

De acordo com informações da PF de Três Lagoas, estão sendo registradas, por semana, cerca de 50 armas

12 DEZ 2008 - 06h:16Por Renata Prandini

Termina no último dia do ano, 31 de dezembro, o prazo para o processo de regularização e registros de armas de fogo. Este ano o documento é oferecido gratuitamente pela Polícia Federal (PF), como incentivo ao registro das armas que estão em poder (de forma irregular) da população. A pessoa que não efetuar a legalização de sua arma de fogo até a data terá de pagar taxa de R$ 60 para a regularização após o dia 31.
De acordo com informações da PF de Três Lagoas, estão sendo registradas, por semana, cerca de 50 armas de fogo. A campanha, realizada em todo o Brasil, tem por objetivo sanar as irregularidades existentes quanto ao porte de arma. Pesquisa da ONG Viva Rio mostra que se o uso de armas ilegais for controlado, como conseqüência, haverá redução na violência com o uso de armas, além de o registro facilitar o trabalho policial.

Este ano, para legalizar a arma a pessoa deverá apresentar documentos como: carteira de identidade, comprovante de pessoa física (CPF) e comprovante de residência. Não serão cobrados exames práticos e psicológicos, além de não estar sendo mais exigida fixa criminal sem registros para o responsável pela arma. As facilitações no processo, em decorrência das menores exigências, incentivaram a procura por parte da população.


DADOS


Estimativas divulgadas pela Organização não Governamental (ONG) Viva Rio, indicam que 17 milhões de armas de fogo estariam em circulação no Brasil; 49% destas armas são ilegais, sendo 28% de uso informal e 23% de uso criminal.  Conforme divulgado pela pesquisa, 3,5% das residências possuem algum tipo de arma de fogo. Em contradição, o Brasil possui porcentagens menores que países com baixos índices de criminalidade, como o Canadá, que tem 30% de seus domicílios com armas de fogo, e a França, que possui armas de fogo em 24,5% de suas residências.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Unesco), cerca de 40 mil pessoas morrem, anualmente, através do uso de arma de fogo. Mesmo representando 2,8% da população mundial, o Brasil possui 11% dos homicídios mundiais.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864