RÁDIOS

POLÍCIA

Projetos de Apoio e Reaparelhamento são apresentados em Simpósio de Segurança

Por Redação
28/08/2012 • 15h18
Compartilhar

 As atividades do segundo dia do 1º Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (28), incluíram a apresentação do Projeto de Apoio e Reaparelhamento dos órgãos Estaduais de Segurança Pública na faixa de fronteira, no âmbito da Estratégia Nacional de Fronteiras – Enafron 2012.


Os órgãos estaduais e federais como o Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), Polícia Federal, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), Ministério Público estadual e federal, e ainda a Polícia Comunitária e o Poder Judiciário apresentaram as ações que já estão em andamento em cada segmento. O evento está sendo realizado em Ponta Porã.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o principal objetivo do Simpósio é integrar as práticas de todas as instituições, principalmente no que se refere à integração operacional. Em Mato Grosso do Sul a atuação já acontece por meio dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira. Atualmente três gabinetes estão em funcionamento nos municípios de Ponta Porã, Corumbá e Naviraí. “No Estado já foram realizadas cinco grandes operações de fronteira. O GGI-F vem coordenando ações inclusive com a participação do Exército e da Marinha. Houve ainda a participação do Estado nas Operações Ágata, coordenadas pelo Ministério da Defesa visando ao enfrentamento do crime organizado e desorganizado”, disse Jacini, ao ressaltar que em outros Estados os Gabinetes de Fronteira estão em fase de estruturação.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, destacou a importância da participação da sociedade na formulação de políticas públicas, para que inclusive sejam criados mecanismos de avaliação e fiscalização desta política. “Hoje a política pública no País passa por uma transformação, nós somos técnicos, devemos à sociedade a prestação de contas”, enfatizou Regina ao questionar: “Como a população pode colaborar e avaliar a política de segurança se não participa da elaboração disso tudo?”.

Ela lembrou ainda que é preciso atuar de forma a distinguir quem mora na fronteira. “Neste cenário isso se torna muito aparente. Então é preciso ter um olhar diferenciado para quem mora, trabalha e visita a faixa de fronteira. Com isso não queremos impedir as pessoas de entrarem no País, mas sim qualificar esta entrada”, contou a secretária nacional.

Integração
A integração das forças de segurança já acontece em Mato Grosso do Sul, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-F). Segundo a secretária nacional Regina Miki estas ações têm apresentado resultados positivos e sido um bom exemplo para os outros Estados da Federação. “Podemos avançar muito se aprendermos a falar a palavra integração. O que buscamos é o que MS já realiza e tem seu Gabinete em pleno funcionamento. Esta realidade não é observada em todo o país infelizmente. Temos que deixar de apenas falar de integração e fazer integração das forças policiais”, afirmou a secretária.

“O que queremos é a integração e que todos entendam o seu papel. Se ombrearmos soldados lado a lado nessa fronteira não fechamos este território. Então é preciso usar a inteligência e a integração para fazê-lo”, completou Regina.
Acompanham as atividades do 1º Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras de Mato Grosso do Sul os secretários dos Estados do Acre, Ildor Reni; de Mato Grosso, Diógenes Gomes Curado Filho e do Paraná, Reinaldo de Almeida César.

A equipe de interlocutores (encarregados da execução do programa Enafron de cada localidade) dos 11 Estados fronteiriços fará amanhã (29) uma visita técnica às instalações da Polícia Militar e Civil, bem como na faixa de fronteira, começando em Ponta Porã e terminando em Coronel Sapucaia. “A visita vai servi para que eles conheçam a realidade da fronteira de MS, que é uma localidade que chama atenção por possuir 18 cidades na linha de fronteira”, explicou o secretário Wantuir Jacini.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia