RÁDIOS

POLÍCIA

‘Repetentes’ invadem escolas para mudar notas em boletins

Objetivo de invasões é alterar notas baixas recebidas em exames e tentar anular reprovações, dizem professores e a polícia

Por Valdecir Cremon
08/01/2017 • 06h00
Compartilhar

Duas escolas estaduais, de Paranaíba e de Três Lagoas, foram atacadas por vândalos nos últimos dias. Coincidência ou não, nos dois casos sobraram sinais de que os ataques foram praticados por alunos reprovados em 2016, descontentes com notas obtidas em exames. Em um dos ataques, o mural de uma escola onde havia boletins de notas foi queimado.

Este ataque ocorreu na Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho, localizada no bairro Santa Terezinha, zona Oeste de Três Lagoas, no início da semana. Alunos não identificados teriam invadido o local - que não possui câmeras de monitoramento - e ateado fogo no painel. 

As informações são da diretoria da unidade escolar, que informou também que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil.

Uma funcionária da escola ficou ferida ao tentar apagar as chamas. Segundo a coordenação da escola, ela sofreu queimaduras nas mãos, foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e passa bem. Como a rede de ensino está em período de férias, apenas alguns servidores estavam no local, na ocasião. A escola foi inaugurada em março de 2014 e tem mais de 600 alunos, com as idades entre 12 e 18 anos.

Não é a primeira vez que a escola é alvo de vandalismo. No ano passado, salas de aulas foram arrombadas e equipamentos furtados, antes da instalação de grades de ferro em portas e a contratação de uma empresa de  vigilância noturna.

A diretoria da escola considera necessário um reforço de segurança da Polícia Militar no bairro e o comando da PM admitiu que houve redução do policiamento no período de férias. “Vamos retomar o patrulhamento assim que as aulas voltarem”, disse o tenente-coronel James Magno Morais Silveira, comandante da PM na cidade.  

“Vamos destacar policiais para atuarem dentro das escolas em busca de informações sobre problemas e para estreitar os laços de relacionamento”, disse.
Policiais que trabalham no trânsito serão deslocados para a função, disse o oficial. 

 PARANAÍBA
O outro ataque foi na Escola Estadual José Garcia Leal, em Paranaíba. Vândalos arrombaram uma janela para entrar no prédio e reviraram documentos na secretaria, entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira (4). Nada foi levado, de acordo com o diretor Osmar Higino Barreto. 

Pistas deixadas no local apontam que a ação foi praticada por mais de uma pessoa. “Como choveu de madrugada [da quarta], acreditamos que tenha sido depois da chuva e porque havia marcas de sapatos pelo chão”, disse o diretor.

“Pelas características do arrombamento, tudo indica que são as mesmas pessoas que atearam fogo na sala da coordenação em outubro do ano passado. Bastante ousados realmente”, afirmou, citando que os invasores tentaram modificar notas de provas e registros de faltas. Porém, disse que todos os registros são feitos eletronicamente em uma central da Secretaria estadual de Educação, em Campo Grande.

Barreto cobrou “uma resposta das autoridades de segurança pública” às invasões para identificação dos autores. “É preciso dar um basta na impunidade e acabar com a sensação de insegurança nas escolas”, disse. (Colaboraram Talita Matsushita e Kelly Martins)

VEJA COMO FICOU O PAINEL DA ESCOLA DE TRÊS LAGOAS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia