RÁDIOS

POLÍTICA

Após 40 anos de vida pública, Akira Otsubo pode encerrar carreira política

Akira tem mais de 40 anos de vida pública, iniciou sua trajetória política em 1969, em Três Lagoas

Por Redação
29/04/2014 • 07h32
Compartilhar

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB) confirmou ao Jornal do Povo que pode encerrar sua carreira política no final desse ano, quando concluirá o mandato na Câmara Federal. Aos 76 anos, Akira disse que não pretende disputar a reeleição, apesar da insistência do governador André Puccinelli (PMDB) para que ele participe do processo eleitoral desse ano.

Em janeiro desse ano, Akira se submeteu a uma cirurgia devido a um câncer no estômago tendo que se submeter a sessões de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês na capital paulista. E, disse que não pretende disputar a reeleição, porque irá dedicar se ao tratamento. “Acho que é hora de parar, acredito que já dei a minha contribuição e fiz a minha parte na política”, declarou o deputado.
 
Questionado se tem pretensões futuras em voltar a disputar a prefeitura de Bataguassu, assim como nas eleições de 2012, Akira disse que não tem projeto futuro. “O governador André vem insistindo para que eu dispute a reeleição, mas não quero. Eu tenho ponderado que chegou a minha hora de parar”, ressaltou.
 
Quanto ao seu filho, o vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira, o deputado comentou que ele é do Democratas (DEM), e que algumas lideranças vem trabalhando para que ele seja candidato a deputado estadual. “O deputado federal Reinaldo Azambuja e o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, querem que ele seja candidato a deputado estadual, mas essa é uma decisão dele”, declarou Akira.
 
Akira tem mais de 40 anos de vida pública, iniciou sua trajetória política em 1969, em Três Lagoas, onde foi vereador por três mandatos consecutivos, até 1982, quando foi eleito deputado estadual, permanecendo durante sete mandatos na Assembleia Legislativa. Em 2010, pela primeira vez, lançou-se candidato a deputado federal e obteve 49.944 votos, obtendo a primeira suplência do partido da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, quando fez uma dobradinha com o seu filho, o vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira, que na época foi candidato a deputado estadual, que também ficou como primeiro suplente do se partido o DEM.
 
Em abril do ano passado, Akira assumiu a vaga de deputado federal no lugar de Edson Giroto, que se licenciou do cargo para assumir novamente a Secretaria de Obras do Estado.Natural de Mirandópolis - SP, Akira se considera um três-lagoense, pois foi no município que constituiu família, trabalhou no comércio e no Estado na Secretaria de Fazenda e iniciou sua carreira política.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política