RÁDIOS

POLÍTICA

Bernal é eleito prefeito da Capital com 62,55% dos votos

Vitória de candidato do PP põe fim à hegemonia do PMDB em Campo Grande.

Por Arquivo
29/10/2012 • 07h21
Compartilhar

Alcides Bernal (PP) foi eleito prefeito de Campo Grande neste domingo (28), em segundo turno. O candidato do PP teve 270.927 votos válidos, o que corresponde a 62,55%. Edson Giroto (PMDB) teve 162.212 votos, 37,45%. A vitória de Bernal quebra o ciclo de administração do PMDB iniciado em  1993.

Alcides Jesus Peralta Bernal nasceu em 14 de Julho de 1965 em Corumbá. Advogado e radialista, é casado e tem três filhos. Formado em Direito pela antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), consta no currículo divulgado pela assessoria dele que trabalhou na assistência judiciária, principalmente na área criminal.

Os 20 anos de trabalho como radialista fizeram Bernal ganhar forte apelo popular. De segunda a sábado, nos últimos 10 anos, apresentou um programa matinal com músicas sertanejas e premiações em uma emissora campo-grandense. Aos domingos, o formato era repetido em outro programa que tinha o nome dele. Entre agosto de 2009 e julho de 2010, comandou também um programa de televisão local.

A trajetória política de Bernal começou em 2004, ano em que foi eleito vereador em Campo Grande pelo PMN. Quatro anos mais tarde, foi reeleito, já pelo PP, sendo o mais votado na disputa. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

Isolado pelos outros partidos, Bernal lançou candidatura com chapa pura e defendeu uma campanha com humildade. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a priorização das pessoas na administração.

O pepista começou a disputa pela sucessão da prefeitura em segundo lugar na pesquisa Ibope, atrás do candidato do PMDB, mas ultrapassou o adversário na reta final da campanha. Bernal venceu o primeiro turno com 40,18% dos votos válidos, enquanto Giroto teve 27,99%. Nas duas pesquisas Ibope do segundo turno, o candidato do PP seguiu na liderança.

No segundo turno, ele recebeu apoio formal de outros candidatos que disputavam a prefeitura - Reinaldo Azambuja (PSDB), Vander Loubet (PT) e Marcelo Bluma (PV) – e de lideranças estaduais e nacionais.

Vídeos postados no YouTube contra o pepista causaram polêmica na segunda metade de setembro e na última semana antes do segundo turno. No primeiro caso, as imagens que circulam pela internet apontavam Bernal como incentivador da prática de aborto, além de ter relação com crimes de embriaguez, lesão corporal contra menor, enriquecimento ilícito e preconceito contra os mais pobres.

A pedido do então candidato, a Justiça Eleitoral havia determinado a retirada das imagens e até que o site ficasse fora do ar durante 24 horas em Mato Grosso do Sul. O Google descumpriu a ordem e, por isso, o diretor-geral da empresa foi detido em São Paulo por determinação do juiz da 35ª Zona Eleitoral do estado, Flávio Saad Perón.

Na última segunda-feira (22), outro vídeo mostrava Alcides Bernal em uma suposta negociação ilícita. A publicação foi removida após decisão do juiz Alexandre Corrêa Leite, da 53ª Zona Eleitoral de Campo Grande, que atendeu pedido do candidato. Segundo o magistrado, o vídeo possuía "claros indícios de edição maliciosa, com descompasso entre áudio e vídeo e inclusão de imagens e falas não originais".

Propostas

Dentre as principais propostas do prefeito eleito estão levar assistência social a todos os setores, indo além da distribuição de alimentos; promover a inclusão digital de professores e alunos, adequar o número de alunos/professor e oferecer escola de tempo integral de qualidade; criar o Enter Saúde, diminuindo o tempo dos resultados dos exames e aumentar número de médicos e profissionais, por meio de melhores salários; acelerar a implantação das cooperativas de catadores; garantir transparência e controle do orçamento e austeridade na gestão de obras e serviços; focar o bem-estar do cidadão, sem desrespeitar o plano diretor e leis complementares; valorizar e garantir dignidade à guarda municipal; criar linhas de ônibus dos bairros populosos até os polos industriais; e fiscalizar qualidade dos serviços de iluminação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política