Rádios On-line
7920

Câmara Federal aprova recriação da Sudeco

O órgão terá a função de incentivar o desenvolvimento econômico dos quatro estados da região

10 DEZ 2008 - 13h:49Por Redação

A Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje (10), com 371 votos favoráveis – ao todo são 513 parlamentares -, o projeto de lei 184/04, que recria a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste).

O órgão terá a função de incentivar o desenvolvimento econômico dos quatro estados da região (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal). No primeiro ano de atividade, em 2009, a superintendência deve ter a sua disposição R$ 500 milhões, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

A inclusão do texto – que chegou à Câmara ontem - na pauta ocorreu após mobilização do deputado Dagoberto (PDT/MS), que esteve em reunião com o presidente da Casa de Leis, Arlindo Chinaglia (PT/MS), e fez o pedido para agilizar a votação da matéria. Também estavam na reunião o governador André Puccinelli (PMDB) e os outros três gestores estaduais da Região Centro-Oeste, deputados federais e senadores.

"Está aberto um novo caminho para o desenvolvimento da Região Centro-Oeste. A aprovação é um marco histórico, que possibilita a obtenção de financiamentos para o setor de infra-estrutura e para a produção agrícola da região, que é considerada o celeiro do Brasil", afirmou Dagoberto.

Na semana passada, o Senado Federal aprovou o texto da Sudeco, recriando a autarquia extinta em 1990. A nova superintendência terá a tarefa de promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável de toda a região.

Por ser projeto de lei complementar, era necessário que 257 parlamentares votassem pela aprovação na Câmara dos Deputados. O texto obteve 371 votos favoráveis, número bem acima do mínimo exigido pelo regimento interno.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
JORNAL DO POVO
JORNAL DO POVO
7300