RÁDIOS

POLÍTICA

Candidatos devem conferir dados nas urnas eletrônicas

Caso haja alguma informação errada, o candidato tem 48 horas para entregar os novos dados ao Cartório Eleitoral

Por arquivo jp
30/08/2012 • 08h07
Compartilhar

Os candidatos a prefeito e a vereador de Três Lagoas têm até hoje para verificação das fotografias e dados que vão aparecer nas urnas eletrônicas no dia da votação. De acordo com a técnica judiciária da 51ª Zona Eleitoral, Nilce Helena de Souza Louzan, o horário para os candidatos comparecerem ao Cartório Eleitoral será das 8h às 16h30.

Ela explicou que, caso haja alguma informação errada, o candidato tem 48 horas para entregar os novos dados ao Cartório Eleitoral para serem inseridos nas urnas. Já os candidatos de Selvíria poderão conferir os dados, amanhã. “É a oportunidade que os candidatos têm para rejeitar alguma falha que possa existir nas urnas”, salientou.

MESÁRIOS
De acordo com a técnica judiciária, a Justiça já começou a entregar a intimação aos mesários que deverão trabalhar no dia da eleição. Na 51ª Zona Eleitoral, serão 456 mesários convocados. Na 9ª Zona Eleitoral, serão 344 mesários para trabalhar em Três Lagoas e 68 em Selvíria.

Em Três Lagoas, o treinamento presencial para os mesários será realizado nos dias 11,12 e 13 de setembro, a partir das 18h30, no prédio da Justiça Federal. “Vamos passar vídeos e conversar com eles sobre o modo como devem agir no dia da eleição”, informou Nilce. O treinamento será realizado pelos próprios técnicos do Cartório Eleitoral de Três Lagoas. Para os mesários que irão atuar em Selvíria, o treinamento ocorrerá nos dias 18, 19,20 e 25 de setembro, na Câmara Municipal daquele município”, acrescentou.

Segundo Nilce Helena, algumas pessoas têm procurado o cartório da 51ª Zona Eleitoral, solicitando substituição. “Em alguns casos, porque o mesário é parente de segundo grau do candidato e a lei não permite. Em outros, são gestantes que solicitam a substituição. Vale ressaltar que os convocados que não apresentarem uma justificativa são obrigados a trabalhar. É uma convocação judicial”, esclareceu.

Cada seção terá quatro mesários: o presidente, o primeiro e o segundo mesário e o secretário. O presidente, de acordo com Nilce, é o responsável por receber e entregar a urna. “Ele pega a urna um dia antes, leva para casa e depois tem que comparecer com ela no dia da eleição”, informou.

O horário em que o mesário precisa trabalhar é das 7 às 17 h. Eles recebem benefícios previstos na legislação, como dois dias de folga para cada dia de treino e trabalhado, além de certificado de serviço prestado à Justiça Eleitoral. O mesário recebe ainda vale- -alimentação, e o presidente da seção tem direito ainda a uma cota de combustível, já que ele é o responsável pelo transporte da urna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política