RÁDIOS

POLÍTICA

Comissão do Senado aprova a recriação da Sudeco

A nova Sudeco terá por meta promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável

Por Divulgação
27/11/2008 • 10h10
Compartilhar

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira (25) projeto de lei complementar do Poder Executivo que recria a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), extinta em 1990. Por solicitação da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a CAE aprovou também regime de urgência para a tramitação da matéria, que segue agora para o Plenário.

A nova Sudeco terá por meta promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável de toda a região, além de fortalecer os setores industrial, agrícola e de serviços. Com sede em Brasília, a Sudeco - que abrange os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, e Goiás e o Distrito Federal - também terá por objetivo, a exemplo das Superintendências do Desenvolvimento do Norte (Sudam) e do Nordeste (Sudene), reduzir os desequilíbrios regionais e sociais.

O projeto já foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

CRISE MUNDIAL
A CAE aprovou também requerimento de autoria dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) e Gilberto Goellner (DEM-MT) para a criação de um grupo de trabalho destinado a organizar um seminário internacional com o objetivo de debater a crise financeira mundial. O seminário contará com a presença de especialistas que analisarão, entre outros temas, as dimensões da crise e os impactos dela no comércio mundial.

Foi aprovado ainda outro requerimento, desta vez de autoria de Aloizio Mercadante e do senador Osmar Dias (PDT-PR), solicitando a realização de audiência pública sobre a repactuação da dívida agrícola brasileira com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política