RÁDIOS

POLÍTICA

Confira as principais datas do calendário eleitoral

As convenções partidárias para escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.

Por Kelly Martins
14/05/2016 • 08h52
Compartilhar

O primeiro turno das eleições, que vão definir novos prefeitos e vereadores será dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Nas cidades em que houver segundo turno, a data será no dia 30 de outubro. Este pleito contará com novas regras determinadas pelo projeto de reforma política aprovado no Congresso em 2015 e sancionado pela presidente afastada Dilma Rousseff, em outubro do ano passado.

Na reforma aprovada pelos parlamentares, foram alterados, por exemplo, o prazo para início da campanha e a data-limite para candidatos se filiarem às legendas pelas quais pretendem concorrer. As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.

O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto. A campanha começará oficialmente em 16 de agosto. Nesta data também começa a propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. 

Já a propaganda no rádio e na televisão começa a ser transmitida em 26 de agosto e vai até 29 de setembro, em dois horários.

Treze de setembro é o último dia para que os partidos políticos, as coligações e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral os gastos de campanha dos candidatos. Nas eleições, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada. Ficam vedados, porém, pedidos explícitos de votos antes do início oficial da campanha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política