RÁDIOS

POLÍTICA

Eleições municipais de Três Lagoas estão nas mãos das mulheres

Escolha do próximo prefeito da cidade dependerá de mulheres, que representam 52,4% do eleitorado três-lagoense

Por Ana Cristina Santos
08/03/2016 • 04h30
Compartilhar

Dos 74.244 eleitores de Três Lagoas, 38.891 são mulheres. Isto corresponde a 52,4% do colégio eleitoral da cidade, apto a votar nas eleições de dois de outubro deste ano, de acordo com dados atualizados da Justiça Eleitoral.

A eleição do próximo prefeito da terceira maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul está nas mãos delas que, embora maioria na hora de votar, ainda uma minoria ocupe cargos eletivos.Três Lagoas já teve uma das Câmaras Municipais "mais femininas" do país quando elegeu, em 1.997, inclusive, a primeira mulher na história do Legislativo Municipal.

Nesta época, a Câmara contava com 15 vereadores, dos quais oito eram mulheres - a maioria. Hoje, dos 17 parlamentares, apenas três são mulheres: Marisa Rocha, Vera Helena e Sirlene da Saúde.

Desde 2006, a Prefeitura de Três Lagoas é comandada por uma mulher. A primeira prefeita eleita na história da cidade foi Simone Tebet, atual senadora por Mato Grosso do Sul. O município continua sob o comandado de uma representante do sexo feminino, a prefeita Márcia Moura.

NACIONAL

No cenário nacional, a situação não é diferente. Dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres. Dos 81 senadores, somente 13 são mulheres. Dos 24 deputados estaduais do Mato Grosso do Sul, apenas três são representantes do sexo feminino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política