RÁDIOS

POLÍTICA

Justiça Eleitoral vai convocar quase 900 mesários para eleições em Três Lagoas

Neste ano, voluntários serão chamados por carta e não mais por intimação judicial

Por Ana Cristina Santos
01/06/2016 • 15h48
Compartilhar

A Justiça Eleitoral vai iniciar no dia 13 de junho a convocação dos mesários para trabalhar nas eleições municipais de 2 de outubro. A nomeação dos mesários termina no dia 3 de agosto. Em Três Lagoas, serão convocados 896 mesários.

Na 51ª Zona Eleitoral serão convocados 516 mesários e na 9ª, 380. Somados com auxiliares que também trabalharão no dia da votação, serão mais de mil pessoas convocadas na cidade.

Diferente das últimas eleições, neste ano, segundo a chefe da 51ª zona, Juliane Guimarães Radael Santos, os mesários serão convocados por meio de correspondências dos Correios e não mais através de intimação feita pelo oficial de Justiça.

A mudança, segundo ela, deve-se ao corte dos gastos por parte do governo federal, que vai repassar verba menor para a realização das eleições deste ano. “Essa convocação sempre foi feita através dos oficiais. Essa será a primeira vez que vai acontecer por correspondências”, ressaltou.

VOLUNTÁRIOS
Juliane disse que eleitores também podem se inscrever como mesário voluntário através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) pelo link http://www.tre-ms.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario-voluntario.

O mesário convocado ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem a promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

“Aqueles que estiverem impossibilitados de comparecerem, seja por doença, ou por algum motivo, devem comparecer com antecedência ao Cartório Eleitoral, assim que receberem a correspondência, com um documento por escrito solicitando a dispensa e o juiz, de acordo com o motivo alegado, é que decide”, ressaltou a chefe da 51ª Zona Eleitoral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política