RÁDIOS

POLÍTICA

Levantamento aponta falta de 70 itens de medicamentos na UPA

Constatação foi feita pelo novo prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro

Por Ana Cristina Santos
02/01/2017 • 13h43
Compartilhar

Em levantamento rápido realizado durante visita nas unidades de saúde na manhã desta segunda-feira, 2º de janeiro, o novo prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB),  constatou a falta de 70 itens de remédios que integram a Relação de Medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e 70% de falta na fármacia do Centro de Especialidades Médicas (CEM). 

Em algumas unidades, faltam medicamentos básicos, como omeprazol, por exemplo. A situação mais crítica foi detectada na farmácia do CEM. No local, segundo Guerreiro, a prateleira da farmácia está praticamente vazia.

Guerreiro solicitou ao novo secretário de Saúde, Cassiano Maia, que o acompanhou na visita, a remoção de alguns medicamentos de unidades que tem sobrando para as que não têm nada. Além disso, determinou a possibilidade da compra para abastecer os postos. “Já estou determinando ao secretário que medidas sejam tomadas de imediato para resolver esses problemas”, destacou.

O prefeito disse que, em alguns casos é preciso de licitação, mas em outros podem ser adotadas medidas emergenciais. “Entendo que dentro de 15 a 20 dias esses medicamentos têm que estar nos postos, se possível antes, mas verificar a questão da burocratização, bem como com os fornecedores, além de analisar se tem recursos disponíveis já para isso”, adiantou.
O chefe do Executivo iria se reunir na tarde desta segunda-feira com o secretário de Finanças, José Pereira para analisar essa situação.

Ainda de acordo com Guerreiro, foi constatada ainda a necessidade de melhorias em algumas repartições, principalmente no prédio do CEM. “Infelizmente falta muita coisa. Tem lugar que o ar- condicionado não funciona, faltam medicamentos, cadeiras deterioradas, oferecendo desconforto aos pacientes, portas de consultórios sem maçaneta e banheiros interditados”, informou.

                                                                                                                                   Foto: Ana Cristina Santos/JP

Guerreiro , secretário de Saúde, Cassiano Maia e a coordenadora da UPA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política