RÁDIOS

POLÍTICA

Mais de 138 milhões vão às urnas em todo o País

Hoje (7), mais de 138 milhões de pessoas irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Por Redação
07/10/2012 • 07h06
Compartilhar

Hoje (7), mais de 138 milhões de pessoas irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 140,6 milhões de eleitores registrados no país, só não votam nestas eleições os moradores de Brasília e de Fernando de Noronha, além dos brasileiros residentes no exterior.

Segundo o TSE, o eleitorado que não vota neste domingo soma 2,1 milhões de pessoas. Em Brasília, não há votação porque não há prefeito, somente governador, cuja eleição ocorre junto com as dos estados. Em Fernando de Noronha, não há eleição porque o território pertence a Pernambuco e é gerido por administrador-geral, nomeado pelo governador.

Os eleitores brasileiros que se encontram no exterior só podem votar para presidente da República, portanto, estão fora das eleições deste ano.

Dados do TSE mostram que o eleitorado das 26 capitais onde o pleito ocorre representa 22,28% do total apto a votar. São mais de 30,8 milhões de eleitores nas capitais. No interior, são 107,6 milhões.

Do total de municípios brasileiros, cinco elegerão o prefeito e representantes legislativos pela primeira vez. São municípios já criados, mas ainda não instalados administrativamente.

Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul, é um desses municípios. Paraíso foi desmembrado de Costa Rica. Outro município que terá eleição pela primeira vez será Mojuí dos Campos, desmembrado da cidade paraense de Santarém.

Também irão às urnas pela primeira vez os moradores de Pinto Bandeira, município do Rio Grande do Sul, que era distrito de Bento Gonçalves.

No estado de Santa Catarina houve a criação de dois municípios que terão eleições pela primeira vez: Balneário Rincão, desmembrado de Içara, e Pescaria Brava, desmembrado de Laguna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política